Existe uma infinidade de marcas de equipamentos eletrônicos que são vendidos por aí, nacionais ou importados, de marcas famosas e conhecidas e de outras que surgem e vão se firmando no mercado. Outras não conseguem êxito e simplesmente desaparecem.
Quando vamos comprar um equipamento geralmente optamos pelas marcas mais conhecidas e mais conceituadas no mercado, no entanto, o preço baixo pode ser um atrativo para mudarmos de opinião e escolhermos uma marca de menos prestígio.
Independente de marca famosa ou não, equipamentos em geral podem apresentar problemas de funcionamento durante o seu uso. É lógico que se o produto já tem vários anos e apresenta problemas não e defeito de fabricação, mas sim desgaste pelo uso mesmo. Porém, se o problema surgir durante o período de garantia a coisa é diferente. Se o equipamento foi utilizado corretamente e deu problema, a empresa deve providenciar o concerto ou em último caso realizar a troca do produto. Se o problema foi solucionado o mais rápido possível, certamente que a marca não será descartada de sua lista de compras.
Mas se você comprou um equipamento que deu problemas e a empresa não conseguiu resolvê-lo, e você ficou insatisfeito. Você voltaria a comprar algum equipamento daquela mesma marca?
É mais provável que a resposta seja não. Existem pessoas que mandam o equipamento para a garantia e eles voltam sem a solução do problema, durante o período o consumidor vai ficar sem o produto e ainda terá o transtorno de ficar indo atrás de uma solução que as vezes nunca chega. Este consumidor vai riscar definitivamente esta marca de sua vida.
Nessas ocasiões a marca pode perder muitos consumidores, pois quando o produto é bom poucas pessoas ficam comentando o tempo todo sobre o excelente produto que possuem. Porém, quando o produto apresenta problemas sem solução, a tendência é que a notícia se espalhe rapidamente. Isso vai pesar na escolha de novos consumidores, ao ver aquela marca logo irão lembrar, espera aí, esta marca não é aquela que dizem que não presta? Então eu não quero, prefiro pagar mais caro pela outra que é mais confiável.