Quer bem feito, faça você mesmo: isso não pode ser uma regra na empresa

Delegar funções

Muitas vezes ouvimos as pessoas reclamando de algo que pediram para outras pessoas fazerem e se arrependeram depois de verem os resultados. Existe um ditado popular que diz o seguinte: se você quer que algo fique bem feito, então faça você mesmo.

Infelizmente nem sempre podemos fazer nós mesmos, quando vamos reformar nossa casa, por exemplo, precisamos contratar pessoas capacitadas para isso. O resultado pode não ficar como o esperado, mas mesmo que você tenha conhecimentos nem sempre poderá fazer tudo sozinho, a menos que você entenda de tudo e tenha disposição e tempo disponível para fazer a obra. Existem coisas mais simples como podar a grama, lavar o carro, trocar uma tomada, muitas vezes é melhor fazer você mesmo, porém, a maioria das pessoas que possuem recursos financeiros preferem pagar por qualquer tipo de serviço. A sugestão é escolher pessoas confiáveis, principalmente aquelas indicadas por empresas, ou empresas especializadas, assim você tem menos risco de ficar insatisfeito com o serviço e poderá reclamar caso não fique satisfeito.

A frase faça você mesmo também não se encaixa na empresa. Precisamos confiar em outras pessoas para realizarem os serviços, pois simplesmente não conseguimos fazer tudo sozinho. O correto é passar todas as informações necessárias para a realização das tarefas a serem executadas, assim o risco de erro diminui. Também é preciso ficar aberto a solução de dúvidas, se você é daqueles que fala uma vez e pronto, certamente seu subordinado ficará com medo de perguntar mais de uma vez sobre o mesmo assunto. É claro que ficar repetindo 500 vezes a mesma coisa também não é correto, porém, em um mesmo processo de trabalho podem aparecer eventuais diferenças, ou seja, as dúvidas sempre surgem.

Existem coisas que só competem a nós mesmos e não devemos delegá-las aos outros, mas a maioria das coisas precisamos de ajuda e a única solução é confiar nas outras pessoas.

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook