Consumismo – parte II

Recentemente o bilionário australiano Dick Smith http://dicksmithpopulation.com.au/anunciou um prêmio de aproximadamente 1,6 milhões de reais para um jovem com menos 30 anos que tenha uma ideia para salvar o mundo do crescimento desenfreado da população e do consumismo. Ele acredita que o mundo entrará em colapso se a situação atual continuar.
Segundo estatísticas a população mundial em 1961 era de 3 bilhões de habitantes,sendo que esse número chegará a 7 bilhões ainda em 2010, ou seja, em apenas 49 anos a população mundial aumentou em 133%,as estimativas são que em 2070 a população chegue a 10 bilhões de habitantes. Existe muita gente passando fome no mundo e mesmo assim a cada dia que passa a população só aumenta, alguns países desenvolvidos pararam de crescer, a sua população está diminuindo, mas por outro lado a população dos países subdesenvolvidos aumenta desenfreadamente, embora os países ricos tenham diminuído o aumento de sua população, o consumo dos mesmos aumenta cada vez mais, quanto mais rico, maior é o consumo. O mundo não pode continuar dessa maneira, é preciso criar políticas para impedir o crescimento da população, os países precisam crescer, mas crescer conscientemente, com desenvolvimento sustentável. Se a cada dia que aumenta o poder aquisitivo e aumenta a população, o consumo aumentar na mesma proporção, realmente o mundo entrará em colapso.
Nesses países pobres é preciso criar políticas para impedir o crescimento populacional, uma solução seria dar certos benefícios para pessoas que tivessem no máximo dois filhos. Para os países desenvolvidos é preciso consciência, por exemplo: para que ter dois carros se eu posso ter um carro apenas para utilizar em todas as ocasiões. O sonho de muita gente é ter um carro, mas onde esses carros iriam andar, pois não haveria lugar nas ruas para eles, faltaria combustível, sem falar que aumentaria a poluição.
No Brasil já existe um celular por habitante, mas bebes não usam celulares, então já temos na realidade mais de um celular por habitante.
Não existe falta de comida no planeta, o que existe é desperdício de alimentos, grande parte da produção vai parar no lixo. Enquanto alguns pagam 50 reais por um pedaço de bacalhau, outro faz um banquete com uma lata de sardinha de 4 reais.
A tendência é que o consumo aumente cada vez mais, se nada for feito, se as pessoas não se concientizarem em breve teremos problemas como a falta de recursos naturais que são finitos.

Publicidade

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s