O sucesso pode ser o fruto de nosso trabalho, algumas vezes a sorte pode ser a causa do sucesso, mas geralmente o sucesso só chega depois de muita luta mesmo.
Chegar ao topo é muito difícil mesmo, não é para todos. Porém, depois de estar no topo basta uma escolha errada para colocar tudo a perder. Como exemplo temos um caso típico aqui no Brasil. Eike Batista já foi pobre, com muito trabalho e digamos inteligência, conseguiu juntar fortuna ao longo dos anos. Se tornou dono de grandes empresas, chegou a ser o sétimo homem mais rico do mundo e o homem mais rico do Brasil.
Em pouco tempo a desconfiança em seus negócios passaram a ser certeza de seu fracasso. De bilionário passou a ser classe média. Hoje deve praticamente tudo o que possui e ainda corre o risco de ser preso por vários crimes.
Qual foi seu erro? Queria muito e acabou sem nada? Confiou em pessoas erradas ou investiu em negócios errados? Isso já não importa mais, o seu fracasso é certo.
Eike Batista é apenas um caso, mas no mundo a fora temos vários outros exemplos de pessoas que ganharam muito dinheiro e acabaram ficando sem nada. São casos diferentes, pessoas que ganharam dinheiro fácil e da mesma maneira que ganharam gastaram sem nenhum controle. Aviões, iates, carros de luxo, mulheres e festas são alguns exemplos de gastos sem controle dos milionários. Tudo o que vem fácil vai fácil, a menos que você tenha controle da situação. A manutenção de uma vida de luxo é caríssima, ou você ganha muito dinheiro ou ele irá acabar rapidamente.
Não são poucos os caso de pessoas que ganharam na loteria e ficaram milionárias, mas em pouco tempo ficaram na miséria novamente.
A distância entre o sucesso e o fracasso tem dois caminhos, o caminho para o sucesso é duro e demorado, o caminho para o fracasso é cheio de coisas maravilhosas e extravagantes, se não tivermos controle da situação chegamos ao fracasso mais rápido do que imaginávamos.