A Hierarquia das Necessidades de Maslow Aplicada nas Organizações da Atualidade

Hierarquia de Maslow

Necessidades de Maslow

A Hierarquia das necessidades de Maslow se divide em um conjunto de cinco necessidades divididas em uma pirâmide, necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de auto-estima e necessidades de auto-realização.

As necessidades fisiológicas são a base da pirâmide, são essenciais para a sobrevivência do ser humano, segundo Maslow o indivíduo só passará para outro nível quando a necessidade anterior estiver satisfeita.
As necessidades fisiológicas são a água, comida, sexo, sono, excreção, etc. Aplicando essa teoria na organização pode-se dizer que Maslow está correto, pois se o funcionário não tiver sua sede, fome e sono saciados, certamente não terá disposição para realizar seu trabalho, não se esquecendo das necessidades fisiológicas e do sexo.

A necessidade de segurança pode ser definida simplesmente como necessidade de sentir-se seguro dentro de sua casa, mas também pode ir muito além como a segurança de ter um emprego estável, um seguro de vida, um plano de saúde, vale transporte entre outros benefícios que podem ser concedidos pela empresa.
Essa segunda necessidade também tem fundamento, pois as empresas que obtêm os melhores lucros na atualidade, são aquelas que investem na qualidade de vida de seus funcionários, essas empresas estão entre as melhores empresas para se trabalhar, segundo as pesquisas realizadas anualmente pela revista VOCÊ S/A EXAME.

As necessidades sociais ou de amor, ou de pertencer a um determinado grupo também podem ser aplicadas na organização, as pessoas tem necessidades de ser aceitas pelos outros, o ser humano não consegue viver isoladamente. Na empresa é essencial que os funcionários tenham esse convívio, que troquem idéias, trabalhem em grupo, é nos grupos que surgem as melhores idéias, pois uma idéia colocada por uma pessoa pode ser complementada por outra. A organização deve possibilitar que cada funcionário trabalhe no local onde sua necessidade social esteja satisfeita para evitar conflitos desnecessários entre os funcionários.

As necessidades de auto-estima são o reconhecimento de nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em relação à nossa capacidade de se adequar as atividades que desempenhamos. O ser humano tem a necessidade de estima, ele reconhece sua própria capacidade, mas a melhor maneira de motivar o funcionário é ele receber esse reconhecimento de outras pessoas. Um elogio pelo trabalho realizado com eficácia, um aumento de salário por bom desempenho e até mesmo uma promoção no emprego. Portanto, essa necessidade também está correta, a auto-estima do funcionário depende daquilo que ele desempenha na organização, mas o reconhecimento por parte da organização é fundamental para completá-la.

Por último no topo da pirâmide estão as necessidades de auto-realização. O ser humano busca sua realização como pessoa, é capaz de desenvolver seu potencial continuamente. Segundo Maslow quando as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de status estão satisfeitas, só resta a necessidade de auto-realização. O ser humano vai buscar conhecimento, novas experiências, nesse sentido um funcionário auto-realizado pode contribuir muito para o sucesso da organização, pois ele busca conhecer novas coisas, busca se completar como pessoa.

Embora a Hierarquia das Necessidades de Maslow seja bastante criticada, ela tem seus fundamentos, mesmo que não seja obrigatória a satisfação de uma necessidade para que a pessoa busque uma seguinte. A primeira necessidade tem que ser satisfeita, ninguém sobrevive por muito tempo sem água, sem comida e sem dormir. Podemos perceber que todas as cinco necessidades da Hierarquia de Maslow têm sua aplicação nas organizações da atualidade, o que pode divergir é apenas a seqüência em que essas necessidades podem surgir nos funcionários, e provavelmente quando esse funcionário entra na organização ele já terá alguma dessas necessidades satisfeita.

2 comentários sobre “A Hierarquia das Necessidades de Maslow Aplicada nas Organizações da Atualidade

  1. Pingback: Hierarquia das Necessidades de Maslow | Administração e Sucesso – Blog do Sérgio Fragoso

  2. Adorei,muito bom esse site,tinhas mtas duvidas em relaçao a aplicabilidade da hierarquia de maslow as empresas,mas consegui tirar todas minhas duvidas aqui..Obrigadaaa

    Curtir

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook