Será que trabalhar no setor público é a melhor escolha. Ninguém mais quer trabalhar na iniciativa privada?
Tudo depende do ponto de vista e da sua escolha. Para uns passar em concurso público é a salvação e para outros já não é interessante.
A possibilidade de ganhar muito dinheiro na iniciativa privada existe, porém, dependendo da empresa, você vai passar sua vida inteira e não vai ver melhoria alguma. Grande parte das empresas pagam pouco e exigem muito de você. A tendência é ganhar mensalmente entre um e um salário e meio no máximo, sabe-se que um funcionário custa quase o dobro do que ganha para a empresa. Portanto, se você ganha um salário e meio a empresa vai dizer que tem muita despesa com você, um pedido de aumento pode ser um pretexto para demissão. Assim eles podem contratar outro por apenas um salário mínimo. Ganhar bem é raridade, a menos que você seja o gerente da empresa ou se mate de fazer hora extra.
Fazer cursos, graduação e pós-graduação na maioria das empresas não vai mudar nada em seu salário, se mudar a diferença será insignificante. Não existem lugares para tantas pessoas ganharem bem em uma mesma empresa, mesmo que você esteja merecendo, dificilmente você conseguirá uma promoção. Algumas coisas que você terá que se sujeitar: trabalhar mais do que 8 horas diárias, não receber todas as horas extras trabalhadas, ter menos de duas horas de almoço, ter o registro na carteira menor do que o salário real que você recebe, não ser valorizado, correr o risco de perder o emprego quando menos se espera, etc.
Mas então eu posso abrir uma empresa? Sim pode. Porém, empresas de sucesso onde você vai ganhar muito dinheiro são raras, na grande maioria você vai ter uma renda até boa, porém vai ter preocupação em excesso, falta de tempo para a família e ao menor deslize pode perder o rumo e ir a falência.
E no serviço público?
Quando você opta pelo concurso público, o salário já é divulgado previamente, ou seja, se passar você já saberá quanto irá ganhar. A maioria dos órgãos públicos possui plano de carreira, você já sabe o que precisa fazer para ganhar mais, não precisa ficar implorando aumento para o patrão. Cursinhos, graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, se você estiver disposto a estudar é possível chegar ao topo da carreira. Você irá trabalhar apenas 8 horas diariamente, não irá fazer hora extra, terá duas horas de almoço, dificilmente será demitido. Não terá FGTS, mas também não irá precisar dele. Terá férias, 13º salário. Poderá planejar sua vida com base em seu salário que é garantido.
Sei que existem muitos no serviço público que não mereciam continuar na carreira por estarem acomodados, assim como nas empresas existem aqueles que só querem saber do salário em vez de trabalhar, no serviço público também existem. Mas não podemos generalizar.
Sou servidor público com muito orgulho, gosto do que faço e sei da importância do meu trabalho. Trabalhei 16 anos na iniciativa privada dos quais tenho registro e posso comprovar apenas 10 anos, portanto, sei do que estou falando.
Se você pretende abrir uma empresa e ficar rico, então não vá para o serviço público. Lá você terá um teto salarial e consequentemente não poderá fazer negócios com a administração pública. A escolha é sua, avalie bem antes de decidir.