Geralmente nas empresas existe alguém responsável pelo setor ou por dar ordens para todos os funcionários. O chefe ou líder é responsável por determinar as tarefas que devem ser realizadas e supervisionar o seu andamento. Ou seja, cumprimento de prazos, eficiência no trabalho, tempo desperdiçado em conversas paralelas, etc.
A presença de alguém que supervisione o trabalho é fundamental para que as coisas andem conforme o planejado, pois existem pessoas totalmente incapazes de tomarem atitudes sem que tenham recebido a ordem de alguém. São pessoas que não possuem iniciativa. Por outro lado, basta um simples descuido do supervisor para que estas pessoas comecem a enrolar o serviço, ou seja, fingir que estão trabalhando, ir muito ao toalete para matar tempo, ficar no cafezinho conversando para o tempo passar e por aí vai. É aquele velho ditado, “Quando o gato sai de casa o rato faz a festa”.
Apesar disso, existem pessoas que são totalmente diferentes. Ou seja, elas sabem o que é preciso fazer e não ficam esperando a ordem para fazer algo que elas já sabem que devem fazer. O serviço está na minha frente, porque eu devo esperar uma ordem para realizá-lo? Ou melhor, para que eu vou levar uma bronca desnecessária do meu chefe?
Neste caso a supervisão serve apenas para novas tarefas que podem surgir e para tirar eventuais dúvidas sobre o trabalho.
E você, faz o seu trabalho sem necessidade de ter alguém na sua cola, ou só trabalha quando o chefe está por perto.