O Governo não Cumpre seus Prazos, Mas o Cidadão é Penalizado

PrazoO cidadão comum é obrigado a cumprir prazos. Prazo para declarar imposto de renda, para pagar IPVA, IPTU, dia de vencimento da conta de energia, internet, telefone, água, etc. Se não cumprir os prazos certamente será penalizado através de multa em alguns casos e suspensão de fornecimento como é o caso do não pagamento da conta de energia.

Entendo que a existência de prazos se faz necessária. Porém acredito que o Governo também deveria cumprir seus prazos e caso contrário fosse penalizado. Quando falo em prazos por parte do Governo me refiro principalmente as obras executadas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. As obras públicas em sua maioria possuem uma placa especificando do que se trata a obra, quanto será investido e de onde vem o dinheiro e principalmente o prazo de conclusão da obra que pode variar muito de acordo com o seu tamanho.

Não me lembro de alguma obra que tenha sido executada dentro do prazo. A transposição do Rio São Francisco já está atrasada a mais de um ano. Os estádios para a Copa ainda não foram entregues em sua totalidade, apesar da FIFA exigir todos prontos no final de 2013. Alguns podem nem ao menos passar pelos testes necessários antes da Copa por falta de tempo, pois os estádios serão entregues em cima da hora. Outro exemplo é a BR 163 Cuiabá-Santarém que apesar de ter mais de 30 anos ainda não foi completamente asfaltada, o prazo de entrega já foi alterado várias vezes.

No Mato Grosso o Governo lançou o Programa MT Integrado com o objetivo de levar asfalto a todos os municípios de Mato Grosso interligando-os através de no mínimo uma via asfaltada. Ao todo 44 municípios ainda estão isolados, a promessa é de que todas as obras sejam concluídas até o fim de 2014, porém as primeiras obras iniciaram apenas em abril de 2013. Como no Mato Grosso chove no mínimo 7 meses durante o ano isso quer dizer que entre 2013 e 2014 só existem 10 meses aptos para a construção de mais de 2.000 Km de asfalto. Só um milagre para que a promessa seja cumprida com todas as obras concluídas no ano de 2014.

E maio de 2013 o Governo de Mato Grosso laçou a obra de restauração de 190 km de asfalto da MT 320 e MT 208 que liga os municípios de Santa Helena a Alta Floresta. O prazo de execução da obra era de 365 dias e duas empresas ficaram responsáveis de fazer a obra. Apenas no mês de julho as máquinas começaram o trabalho, no mês de outubro a obra já foi interrompida em virtude do excesso de chuvas. Desde então a obra está parada, existe a promessa de reinício da obra no próximo dia 02 de maio, porém as chuvas ainda não deram trégua na região. O que se sabe é que o prazo não será cumprido, pois a obra deveria ser entregue em maio de 2014, mas nem 50% da obra foi concluída.

No município de Alta Floresta não é diferente, existe uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA que deveria ter sido entregue ainda no ano de 2012 e ainda não foi concluída, postos de saúde com mais de um ano de atraso nas obras.

Nesse caso quem é penalizado é apenas a população que fica a espera de uma obra que deveria estar pronta a muito tempo. Enquanto isso os políticos continuam se elegendo com essas promessas furadas. Está na hora da população acordar e pensar bem antes de escolher seus governantes.

Publicidade

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s