Apesar de atualmente possuir rendimento menor do que a inflação, a Poupança continua sendo o investimento preferido dos brasileiros. Com as novas regras que estão em vigor desde maio de 2012, o rendimento da aplicação fica abaixo da inflação.
A explicação para isto é fácil, a maioria dos poupadores têm medo de investir em outras aplicações e perder dinheiro. Portanto, preferem depositar na poupança, mesmo com “rendimentos” abaixo da inflação, o que significa que se você deixar o dinheiro lá por um ano ele valerá menos do que um ano atrás.
A poupança atualmente serve apenas para deixar o dinheiro guardado para uma eventual necessidade, pois a qualquer momento é possível fazer a retirada do valor depositado. Além disso, não existe a incidência de imposto de renda sobre as aplicações, aliás, como poderia incidir imposto de renda sobre algo que na verdade não rende nada.
No entanto, se você não pensa em investir em algo mais rentável é melhor colocar na poupança do que deixar guardado embaixo do colchão.