Segundo Chiavenato (2002), o termo rotatividade de pessoal é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo número de pessoas que ingressam e que saem da organização.
TURN – OVER nada mais é do que um percentual de admissões e demissões com relação ao número de funcionários da empresa. Se o índice de rotatividade for muito elevado a empresa enfrentará muitos problemas, como gastos excessivos com recrutamento e seleção e ainda gastos com direitos trabalhistas, além da perda de produtividade, pois o funcionário novo muitas vezes precisa ser treinado para o trabalho.
Para medir a rotatividade de pessoal pode ser utilizada a seguinte fórmula:
A + D x 100 2 A = admissões
D = Desligamentos
EM = efetivo médio no período ( média de funcionário que a empresa possui)
Índ. de Rotatividade de Pessoal = Resultado encontrado na fórmula anterior EM
As causas da rotatividade:
Fenômenos externos
– oferta e procura de recursos humanos; – conjuntura econômica; – oportunidades de emprego no mercado de trabalho.Fenômenos internos
– salários baixos; – falta de benefícios; – supervisão inadequada; – falta de oportunidades de crescimento na empresa; – tipo de relacionamento humano na empresa; – condições físicas e ambientais de trabalho; – a cultura organizacional da empresa; – política de recrutamento e seleção; – critérios e programas de treinamento de recursos humanos; – política disciplinar da organização; – critérios de avaliação de desempenho; – entre outros.Esses são apenas alguns fatores responsáveis pela rotatividade de pessoal.
Leia também: Motivação no Trabalho
eu ronei b santos gostei de ver alguns site daempresa eu sou pedreiro egostaria de trabalhar na baragem de teles pires moro em mt. em rondonopolis e tem o emsino medio compreto tenho outras profisoes que lhes posam ser uteis.fone 66.96690856. cotato
CurtirCurtir
Pingback: O Absenteísmo « Administração e Sucesso