O absenteísmo é uma expressão utilizada para denominar as faltas ou ausências dos empregados na empresa, seja o dia inteiro ou parte dele. u seja, é a soma de todos os períodos em que o empregado esteve ausente do trabalho, independentemente do motivo que ocasionou a falta.
Causas do absenteísmo:
– doença comprovada com atestado médico; – doença não-comprovada, ex: gripe; enxaqueca; – doentes na família; – atrasos involuntários, ex: perdeu a hora; problemas com o meio de transporte; – falta para resolver problemas pessoais; – falta de motivação para o trabalho; – má supervisão; – política inadequada da organização; etc.Logicamente que as faltas legais não são descontadas dos funcionários, mas também devem ser computadas para encontrar o índice de absenteísmo. As faltas justificadas incluem as licenças de todas a espécie, licença maternidade, por doença, por acidente de trabalho.
O absenteísmo causa muitos transtornos para a empresa, uma falta não justificada pode comprometer um setor produtivo da empresa ocasionando perda de produtividade. Empresas com grande número de funcionários conseguem mudar funcionários de lugar para manter a empresa funcionando, porém pequenas empresas não conseguem fazer o mesmo. Se a ausência do funcionário for prolongada inevitavelmente será necessário contratar uma pessoa para substítuí-lo. Um exemplo claro disso é a licença maternidade, se a empresa tiver poucos funcionários terá que contratar um substituto, pelo menos temporariamente.
Portanto, embora seja ruim para a empresa, o absenteísmo é uma fator inevitável e a empresa precisa estar preparada para enfrentar todos os problemas que ele pode ocasionar. É claro que as faltas sem justificativa tem limite, se o funcionário estiver exagerando deverá ser advertido e se não reduzir as faltas deve ser demitido.
Leia também: Rotatividade de pessoal – Turn – over