Nosso relacionamento com as pessoas muitas vezes não é bom, mas alguns gestos simples e um pouco de boa vontade podem mudar esta situação.
Algumas dicas:
– Cumprimente os outros: é agradável receber a saudação de alguém que nos conhece. Por outro lado é muito desagradável quando alguém que conhecemos passa por nós sem notar-nos, como se fôssemos um estranho. Quando chegar na empresa não esqueça de dar bom dia, boa tarde, etc.
– Sorria para as pessoas: o esforço para dar um sorriso é muito menor do que o necessário para manter a cara fechada. É lógico que devemos saber a hora de sorrir, se não as pessoas podem confundir com deboche.
– Chame os outros pelo nome: você já prestou atenção em como é bom ouvir os outros lhe chamando pelo nome. É claro que existem as exceções, alguns gostam de serem chamados por apelido, mas só faça isso se a pessoa disser que prefere ser chamada assim.
– Seja amigo e prestativo: se você quer ter amigos, seja amigo.
– Seja cordial, fale e haja com toda sinceridade.
– Interesse-se sinceramente pelos outros: Se você não tiver interesse pelos outros, por que motivo eles vão se interessar por você ou pelo que você faz.
– Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar: É importante saber elogiar as pessoas quando elas merecerem, também é importante saber a hora certa de criticar uma pessoa. A crítica deve ser de forma construtiva, a fim de auxiliar a pessoa a melhorar no ponto que errou.
– Considere o sentimento dos outros. A contradição quase sempre existe, porém nem sempre somos nós que estamos certos.
– Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
– Preste favores sem esperar nada em troca: Se você fizer um favor esperando receber outro em troca, isso quer dizer que você agiu simplesmente por interesse próprio, sem intenção de ajudar o próximo.
– A dizer não, faça-o com delicadeza: muitas vezes em nossa vida somos obrigados a dizer não, precisamos agir com delicadeza para que os outros não pensem que estamos levando para o lado pessoal.
– Nunca devolva um ataque verbal: Se você for agredido verbalmente é melhor se controlar e ficar calado. Nessas horas podemos dizer um monte de bobagens e piorar mais ainda as coisas.
– Você não foi chamado, então não se intrometa, a menos que seja sua responsabilidade e você seja obrigado a isso.
– Não passe comentários negativos: Pense positivamente que assim as chances de as coisas darem certa aumentam.
Adaptado de Gestão Prática de Recursos Humanos – Autor Desconhecido
Pingback: O Uso do Celular no Ambiente de Trabalho e em Locais Proibidos | Administração e Sucesso - Blog do Sérgio Fragoso
Pingback: É Possível Trabalhar Isoladamente na Empresa? | Administração e Sucesso – Blog do Sérgio Fragoso
Pingback: Recrutamento Interno e Recrutamento Externo | Administração e Sucesso – Blog do Sérgio Fragoso
Pingback: Marketing Pessoal: um investimento em sua carreira « Administração e Sucesso
Ótimas dicas, a cordialidade e a sabedoria em ouvir as pessoas é a chave para a boa comunicação afim de chegar ao sucesso.
CurtirCurtir