População Não para de Crescer: e o consumismo também não

População não para de crescer

O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo e juntamente com a China que é o país mais populoso do mundo são dois países que estão em crescimento acelerado e em pleno desenvolvimento.

País populoso, mais desenvolvimento econômico é igual a aumento de consumo. O problema é que o desenvolvimento dos países que por um lado trás melhores condições de vida com o aumento do poder aquisitivo também exige da natureza cada vez mais recursos naturais.

No entanto, a pobreza ainda é um grande problema no mundo atual. Mas, se por um lado existe pobreza no mundo, existem também aqueles que são ricos demais. Conforme reportagem exibida pelo fantástico, se todos os países tivessem o mesmo padrão de vida dos Estados Unidos, os recursos naturais do planeta já teriam se esgotado. Portanto, é simplesmente impossível que todos tenham poder aquisitivo alto, se isso acontecesse as pessoas não teriam o que comprar. No entanto, é possível que todos tenham ao menos o necessário para viver em dignidade, para isso basta que haja uma distribuição de renda mais justa. Não como está agora, onde a minoria possui a maior parte da riqueza do planeta.

A China, país mais populoso do mundo utiliza controle de natalidade, onde cada casal pode ter apenas um filho, se quiser ter mais do que um, tem que pagar um valor alto para o Governo. Muitos criticam o controle de natalidade e os métodos contraceptivos utilizados pelo mundo afora, mas mesmo com todos os métodos existentes a população esta aumentando rapidamente, em poucas décadas a população mundial se multiplicou várias vezes. Em alguns países a taxa de natalidade foi controlada, alguns até pararam de crescer em termos populacionais. Isso seria uma solução para parar com o crescimento populacional, mas o problema é que os países que são mais populosos também são os que possuem as taxas mais altas de crescimento. Quanto mais pobre o país, maior é sua taxa de crescimento.

Atualmente o Brasil tem uma média de menos de 2 filhos por mulher e mesmo assim sua população mais do que dobrou em poucas décadas, imaginem se continuasse como antigamente quando era comum casais terem 10 ou 15 filhos.

É um pouco díficil falar em desenvolvimento sustentável com uma população que cresce cada vez mais e consome cada vez mais.

 

Publicidade

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s