Vivemos em um mundo onde cada vez mais existe a necessidade de utilizar os recursos naturais devido ao crescimento do consumo, recursos estes que naturalmente são finitos e em muitos casos não é possível fazer a natureza produzir mais. No caso da madeira já é mais do que comprovado que ela pode ser obtida através de plantações florestais, no entanto, só colhe quem planta e uma árvore não cresce da noite para o dia. É preciso recursos para fazer o plantio e esperar o ponto de colheita. Como a maioria não está preocupada com o meio ambiente, mas sim com os lucros, se torna muito mais fácil e lucrativo derrubar florestas inteiras. Além disso, aqueles que optam por plantar para poder colher enfrentam problemas relacionados as questões ambientais, na maioria das vezes as espécies plantadas são as exóticas, pois apresentam crescimento mais rápido, só que isto causa desiquilíbrio ambiental.
A mesma coisa acontece com as plantações e a criação de gado, é possível produzir mais com a mesma área existente, para isto é preciso realizar o manejo correto do solo para que a produção continue satisfatória e a terra não se torne improdutiva. Na criação de gado são necessárias áreas enormes para abrigar poucas cabeças de gado, no entanto com a realização de confinamento é possível produzir muito mais em espaço reduzido. Nos dois casos, agricultura e pecuária, a utilização de grandes áreas custa menos do que o investimento para produzir em menos espaço. É o lucro em detrimento a preservação, como cita Leonardo Boff, as empresas investem em preservação do meio ambiente desde que isso não afete seus lucros.
A lógica atual é produzir e produzir cada vez mais para aumentar os lucros e isso é sustentado pelo consumismo desenfreado. Uma simples mostra disso são os celulares no Brasil, existem mais celulares habilitados do que o total de habitantes, isso quer dizer que existem muitas pessoas que possuem mais do que um celular. Isso até não é problema, o problema é que as pessoas trocam de celular várias vezes em apenas um ano, não por necessidade, mas apenas para satisfazer a necessidade de consumo por um aparelho mais moderno.
A população do mundo não para de crescer e o Brasil é o quinto país mais populoso do planeta, isso quer dizer que cada vez mais serão necessários os recursos naturais, portanto, o desenvolvimento sustentável se torna uma coisa impraticável da maneira que o mundo está.
Enquanto o lucro sempre for o foco de todos, apenas as migalhas serão investidas realmente em ideias que podem tornar nosso planeta sustentável.
Pingback: Rio + 20: será que sairá do papel? | Administração e Sucesso