Concluir uma graduação é a realização de um sonho para muitas pessoas, algumas não vêem a hora de ter em mãos a sua carteira de registro profissional.
No entanto, existem pessoas que terminam a faculdade e não fazem o seu registro profissional, é uma opção que as pessoas têm. Porém, qual é o propósito de estudar 4 ou 5 anos e depois não se registrar profissionalmente?
Quem conclui a faculdade pode dizer que é formado em tal área, porém não pode dizer que é um profissional da área e não pode exercer legalmente a profissão.
Um exemplo claro disso é o curso de Administração no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Administração, em dezembro de 2011 existiam apenas 302.863 profissionais registrados, sendo que o curso de Administração é um dos que possuem mais alunos matriculados no Brasil.
A valorização e reconhecimento de uma profissão também é responsabilidade dos próprios profissionais da área, se eu não me registrar como é que eu posso exigir alguma coisa do CFA ou dos CRAs, ou ainda exigir bons salários.
Os Conselhos Regionais de Administração exigem apenas a documentação necessária e o pagamento da anuidade para emitir a carteira profissional.
Se você é graduado e não possui registro profissional, pode ser que acabe perdendo oportunidades de emprego, algumas empresas exigem registro profissional e para tomar posse em concurso público de nível superior também é necessário possuir registro no orgão fiscalizador da profissão.
No site do CFA tem todas as informações de como fazer para obter o registro profissional. Vamos valorizar a nossa profissão.
Leia Também: Como será sua vida após a faculdade?