Seja no trabalho ou apenas em nossa vida pessoal, nós precisamos ter metas a serem alcançadas. Muitas pessoas têm vários objetivos na vida, porém não estabelecem metas e nunca sabem ao certo se estão agindo da maneira correta para atingir seus objetivos.
Objetivos não são o mesmo que metas, uma pessoa pode ter o objetivo de comprar uma casa nova no valor de R$ 100.000,00, se a meta não for definida esse objetivo pode durar o resto da vida. Agora se o objetivo for comprar a casa no valor de cem mil e a meta for comprar a casa daqui a um ano, então a pessoa saberá que sua meta precisa ser cumprida no prazo de um ano. No entanto, se hoje estamos no mês de dezembro de 2011, a meta tem que ter a data do mês de dezembro de 2012 para que seja cumprida, pois se não for assim eu posso continuar o resto da vida dizendo que vou comprar a casa daqui a um ano que esta data nunca chegará.
Sendo assim, a meta deve ser alguma coisa real, concreta, com prazo final estabelecido para ser alcançada, se o prazo final chegar e ela não for cumprida então saberemos que algo deu errado e precisamos rever nossos objetivos, onde é que eu falhei?
Em uma empresa muitas metas deixam de ser cumpridas por causa dos gargalos que existem, gargalo é uma parte do processo que aumenta consideravelmente o tempo de produção ou que consome a maior parte de recursos no processo de fabricação. Muitas coisas nunca são realizadas porque não são estabelecidas metas, a empresa precisa estabelecer quais são suas metas. O principal objetivo da empresa é gerar lucros, mas qual é o lucro desejado, a empresa pretende crescer, a empresa sempre atuará naquele ramo ou pretende expandir o negócio.
Um objetivo sem meta definida nunca poderá ser mensurado.
Recomendo a leitura do livro abaixo:
COX, Jeff. A meta: um processo de melhoria contínua. Nobel. São Paulo.
Pingback: Como Será a sua Vida Após a Faculdade? « Administração e Sucesso