A partir de 13/10/2011 os Tablets produzidos no Brasil passam a ter alíquota zero para PIS e COFINS e o IPI teve sua alíquota reduzida de 15% para 3%. Essa redução faz parte do programa de inclusão digital do Governo Federal.
A empresa Chinesa Foxconn que monta os Tablets da Apple, só iniciaria a produção no Brasil caso fosse concedido o benefício fiscal.
Além da Foxconn, outras empresas tem interesse em produzir os Tablets no Brasil, inclusive a brasileira Positivo Informática anunciou sua entrada no segmento.
O lado bom de tudo isso é que existe possibilidade de geração de milhares de novos empregos, e com a redução dos impostos os Tablets terão seus preços reduzidos.
No entanto, por mais que este seja um produto que está em alta, e suas vendas aumentem a cada dia, o Tablet não é um produto de primeira necessidade, não é essencial para sobrevivência das pessoas. Portanto, se é possível reduzir impostos desse produto, poderiam ver a possibilidade de reduzir os impostos do leite, do trigo, do feijão, do arroz, do açucar, da carne e de tantos outros produtos que as pessoas precisam consumir diariamente e que não tem condições.
Reduzir impostos para atrair empresas para o Brasil é uma forma de aumentar as oportunidades de emprego e aquecer a economia. Poderiam encontrar soluções para beneficiar uma maior quantidade de pessoas.