Vivemos em um mundo onde já não cabe mais a desculpa de que a tecnologia é complicada, de que é preciso ser muito inteligente para usar ou que simplesmente não queremos aprender a usar.
Praticamente tudo a nossa volta está cada vez mais moderno, cheio de novidades. Nem estou falando de computadores e coisas do tipo, um simples aparelho de micro-ondas possui uma infinidade de botões, máquinas de lavar fazem tudo sozinhas bastando apenas que alguém as programe para isso, nossas TVs possuem cada vez mais funções, os veículos então nem se fala.
Nesta semana que passou vi uma reportagem na TV, ela falava sobre a greve dos bancos e as dificuldades que as pessoas estavam encontrando para sacar dinheiro e pagar suas contas. É certo que em muitos lugares não era possível sacar dinheiro porque os caixas estavam vazios. No entanto muitas pessoas tinham contas que poderiam ser pagas diretamente no caixa, sem a necessidade de retirar o dinheiro. Porém muita gente não sabe como fazer isso, muitas vezes tem que pedir para estranhos ajudarem e correm risco de serem roubadas.
Outro fato é que hoje em dia, qualquer pessoa que possui uma conta no banco pode optar por utilizar o cartão de débito automático para fazer compras à vista, sem necessidade de ir ao banco e sem precisar andar com a carteira cheia de dinheiro correndo risco de ser assaltada.
A maioria das pessoas estão indo as lotéricas para pagar as contas, fato que está congestionando o atendimento.
Isso é apenas um exemplo do transtorno que o analfabetismo tecnológico pode causar. A greve traz realmente muitos transtornos para os clientes dos bancos, porém se a tecnologia dos cartões e dos caixas eletrônicos não existisse, certamente nossa vida já teria se transformado em um caos durante esta greve.