Os Tributos e a Sociedade

Como qualquer atividade desenvolvida tem sua finalidade, com a tributação não é diferente, quem dá o poder ao Estado são as próprias pessoas e entre os maiores poderes concedidos ao Estado está a tributação. A sociedade é comandada pelo Governo, porém quem financia o Estado é a própria sociedade. A tributação se torna essencial e a mais importante atividade entre todas as realizadas pelo Governo, pois sem a tributação o Estado não teria mínimas condições de cumprir suas obrigações.

A tributação age como instrumento de troca do Estado para com a sociedade, os cidadãos pagam os tributos e o Estado fica responsável de dar condições para que a sociedade viva com dignidade, através de investimentos em educação, saúde, segurança, habitação, lazer, etc. No entanto a falta de ação do Estado pode causar revolta na sociedade e desaprovação do regime político. A tributação é responsável pela sustentabilidade do Estado, sem ela o Estado não seria capaz de viver, portanto se não existisse tributação certamente existiriam outros instrumentos de arrecadação que obviamente teriam a mesma finalidade.

Como citado anteriormente a tributação é a mais importante atividade financiadora do Estado, porém não é a única. Existem outras formas para que o Estado possa se financiar além de tributar seu próprio povo. O Estado pode oferecer bens e serviços a sociedade, ou buscar outras formas de endividamento interno ou externo.

A sociedade não tem como fugir da tributação, porém cabe a ela questionar por que a arrecadação de tributos aumenta cada vez mais e os investimentos em melhorias para a população não são compatíveis com a mesma arrecadação.

Publicidade

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s