A Teoria dos Dois Fatores de Hersberg diz que a motivação depende de dois fatores: os higiênicos e os motivacionais.
Os fatores higiênicos ou insatisfacientes se referem as condições em que as pessoas trabalham, entre elas as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido.
Hersberg supõe que as más condições físicas e ambientais de trabalho causam insatisfação, um ambiente mal iluminado ou muito quente, ou um espaço inadequado, ainda o salário precisa satisfazer as necessidades do trabalhador, muitas vezes o salário não é suficiente, mas os benefícios sociais que a empresa oferece suprem essa deficiência. A política da empresa também pode deixar os funcionários insatisfeitos, assim como o tipo de supervisão recebido, o supervisor precisa conhecer bem as características de cada funcionário.
Os fatores motivacionais ou satisfacientes referen-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados ao conteúdo do cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis acima dos normais. A motivação acontece quando o trabalhador está satisfeito com aquilo que está fazendo.