Falar em público é uma dificuldade que a maioria das pessoas possuem, muitos falam até demais, só que quando é preciso falar para um público, quando você é o centro das atenções, aí a coisa fica feia, as pernas começam a tremer, a barriga dói, dá um suador, a voz fica trêmula, etc. Quando é possível deixamos que outros falem por nós, mas chega uma hora que não temos como fugir.
O principal segredo para falar em público é estar preparado para a ocasião, se eu vou fazer uma leitura na igreja, eu preciso ler o texto antes para tirar as possíveis dúvidas, se existirem palavras que eu não sei a pronúncia correta então devo me informar, a leitura não deve ser feita de cabeça baixa o tempo todo com os olhos no papel, deve-se ao mesmo tempo olhar para o público rapidamente tendo cuidado para não se perder no texto, respeitar as virgulas, pontos, acentos é fundamental. Não precisa ter medo do microfone, mas a sua dicção deve ser boa para que todos possam entender o que você está lendo.
Se você está apresentando um trabalho na faculdade, o professor não ficará feliz se você ficar o tempo todo lendo no papel aquilo que você está explicando, neste caso o segredo é saber o conteúdo daquilo que você vai dizer, um frio na barriga quase sempre dá, mas quando você sabe o que esta falando fica mais fácil.
Ler bastante é uma dica para melhorar nosso vocabulário e ninguém pode fazer isso por você, leia livros, gibis, revistas, até a Playboy possui artigos interessantes. A preguiça é o pior mal do ser humano. Não deixe que ela domine você.
Uma pessoa que lê sempre está bem informada, devemos estar sempre preparados para falar em público, não precisa falar pelos cotovelos, mas quando alguém lhe pedir para fazer uma leitura na igreja, responda sim, quando estiver em grupo e for lhe dada a palavra, procure dizer alguma coisa, não fuja das oportunidades, essa pode ser a chance que você estava esperando para se soltar e começar a perder o medo de falar em público.

Formatura
As vezes achamos que não somos capazes, mas no fim descobrimos que estávamos errados. Certa vez fiz um curso, eu era dos que menos conversava em sala de aula, ao final de 1 e 8 meses fui escolhido para ser o orador da turma na nossa festa e na colação de grau (foto ao lado). Aqueles que eram “faladores” não se candidataram a orador.