Todos os anos a história se repete, chega o fim de ano, gastamos muito além do que deviamos e entramos o ano endividados e logo chegarão as obrigações de início de ano, material escolar, IPVA, IPTU, etc.
Sendo o 13º Salário uma renda extra, temos que resistir a tentação de não gastá-lo integralmente, é difícil, pois afinal nessa época temos muitas despesas com festas, presentes, viagens e tudo mais. No entanto não devemos deixar de planejar nossos gastos, eu sei que se eu gastar tudo eu não terei condições de pagar os compromissos que estão por vir e que são obrigatórios, então por que eu não posso me previnir.
Muita gente passa o ano inteiro endividado, quando chega o 13º Salário, só dá para pagar as contas, então começa tudo de novo, vamos gastar porque agora pagamos tudo, então se repete a mesma história. Novo ano, novas dívidas.
Nossa casa é como uma empresa, nunca podemos gastar mais do que ganhamos, ainda se for possível temos que aplicar nossos recursos para que eles rendam juros. Uma pessoa que não consegue administrar um lar, jamais consiguirá manter uma empresa com saúde financeira.
Aquilo que nos privamos hoje, pode ser aproveitado no futuro, ter dinheiro guardado pode evitar muita dor de cabeça, afinal além dos gastos mensais previstos, mais o IPTU e IPVA, ainda tem a manutenção do carro, nunca sabemos quando vai estragar, nossa TV, geladeira, microondas, um dia vão estragar. A menos que se tenha muito dinheiro, então isso não é preocupação, mas na maioria das vezes a solução é comprar em 10, 15 vezes no cartão, sendo que uma economia poderia evitar muita dor de cabeça.