O Ciclo Operacional e o Ciclo de Caixa são obtidos através dos Indicadores de Atividade da empresa, ou seja, prazo médio de estocagem (PME), prazo médio de recebimento (PMR) e prazo médio de pagamento (PMP).
O ciclo operacional é a soma do PME + PMR, portanto é a soma do período em que a empresa comprou o produto e o mesmo ficou armazenado em estoque acrescentando o período que a empresa demorou para receber o valor pelo produto vendido. PMP é o tempo médio que a empresa demorou para pagar seus fornecedores. Ciclo de Caixa é obtido da seguinte maneira: Ciclo Operacional – PMP = Ciclo de Caixa
1 Caso: Supondo que uma empresa obteve um PME de 30 dias e um PMR de 35 dias, chegamos a um Ciclo Operacional de 65 dias. Se esta empresa obteve PMP de 25 dias isso significa que o seu Ciclo de Caixa foi de 40 dias, ou seja, a empresa vai receber suas vendas com 65 dias, mas vai pagar seus fornecedores com apenas 25 dias, neste caso a empresa precisará de recursos para financiar os seus clientes durante 40 dias.
Quanto menor for o Ciclo de Caixa melhor será para a empresa, no caso exposto anteriormente a empresa precisa melhorar o seu desempenho, reduzindo seu PME e seu PMR para assim diminuir seu Ciclo Operacional, ou conseguir com os fornecedores um maior prazo na compra de produtos (PMP).
2 Caso: Supondo que a empresa obteve PME de 10 dias e PMR de 30 dias, chegamos a um Ciclo Operacional de 40 dias, supondo que o PMP da empresa foi de 45 dias chegamos a um Ciclo de Caixa de ( – ) 5 dias, isso significa que os cliente estão sendo totalmente financiados pelos fornecedores, a empresa está comprando, estocando, vendendo e recebendo o valor de suas vendas para só depois pagar seus fornecedores. Este caso apresenta a melhor situação para a empresa, mas caso não seja possível ter um Ciclo de Caixa negativo, a empresa precisa reduzi-lo o máximo possível.
Veja aqui um Trabalho relacionado ao assunto apresentado na Faculdade: arquivo em PDF
Trabalho de Análise de Balanço sobre a Empresa Camargo Corrêa Cimentos S/A
Este post já foi acessado mais de 17.000 vezes até 27/06/2014
Gostou, curta nossa página no Facebook
Sua explicação foi muito boa…brigada
CurtirCurtir
Muito boa a sua explicação
CurtirCurtir
Pingback: Modelo de Gráfico: ciclo operacional e ciclo de caixa « Administração e Sucesso
Caro Sérgio,
Como percebemos a folga financeira do caso 1 da matéria Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa?
Grato
CurtirCurtir
Olá Maurício, Na realidade no Caso 1 a empresa tem uma folga financeira de apenas 25 dias, é o tempo que a empresa vai demorar para pagar seus fornecedores, e durante 40 dias a própria empresa terá que bancar seus clientes. No caso 2 a empresa tem um Ciclo de Caixa negativo, aí então a empresa tem uma verdadeira folga financeira, pois ela compra, vende e recebe, e só depois de 5 dias que ela vai pagar seus fornecedores. Então a folga financeira é o tempo que ela demora para pagar seus fornecedores.
CurtirCurtir
Pingback: Ciclo Operacional, Ciclo econômico e Ciclo Financeiro: administração financeira « Administração e Sucesso