O mesmo acontece com o Bolsa-família, o Governo destinou o programa para milhões de pessoas, mas não é o Lula quem paga, quem paga somos nós, o Governo tira da classe que paga mais impostos para depois distribuir para os necessitados.
Muitas vezes vemos políticos que foram condenados por corrupção, que tiveram seus mandatos cassados, e mesmo assim depois de algum tempo voltam a ser eleitos. Ou o povo não acredita que eles são culpados, ou é muito ingênuo mesmo.
Votar em alguém só porque ele lhe prometeu algum coisa é muita irresponsabilidade, votar em alguém só porque ele está liderando as pesquisas também, se você vende seu voto, você não tem direito de cobrar nada do eleito, pois você já teve sua parte. Votar em quem está liderando as pesquisas é não ter opinião formada, geralmente as pessoas dizem que vão votar em fulano que está liderando as pesquisas para não perder o voto. Perder o voto não é votar no candidato que perdeu a eleição, perder o voto é votar em uma pessoa que você acredita não ser a ideal, mas mesmo assim vota nela porque está liderando as pesquisas.
Talvez o candidato que você escolheu não ganhe a eleição, mas foi você escolheu ele, foi a sua opinião.
Sabemos que isso decide a eleição, muita gente vota em quem está na frente das pesquisas, sem falar do Bolsa-família, quantos milhões de famílias vão votar no candidato da posição só de medo de perder o benefício caso a oposição ganhe a eleição.
Enquanto o povo não tiver consciência na hora de votar, o Brasil continuará sendo o que é, uma país sem punição para os políticos e com poucos investimentos na educação, pois quanto menos o povo entende de política, melhor para eles políticos.