Por mais que a tecnologia esteja presente em nossas vidas, o conhecimento ainda encontra-se em poder das pessoas, afinal são as pessoas que criam as novas tecnologias.
O conhecimento está na mente das pessoas, as empresas precisam saber aproveitar esse conhecimento para trazer benefícios para a organização, ou seja, fazer a gestão do conhecimento.
A grande concorrência existente no mercado e as exigências ambientais fazem com que as empresas tenham que procurar novas alternativas para continuar vivas.
Muitas vezes a empresa possui esse conhecimento, nesse caso é preciso que as pessoas certas estejam nos locais certos, não adianta ter na empresa uma pessoa que sabe tudo de marketing trabalhando de secretária, ou uma pessoa qualificada em informática trabalhando de vendedor, a empresa precisa conhecer o potencial de cada pessoa que trabalha na organização para que assim possa utilizar perfeitamente o conhecimento que possuem.
Quando existe deficiência de conhecimento na empresa, é preciso investir em qualificação, incentivar os colaboradores a se aperfeiçoarem, ou até mesmo procurar no mercado novas pessoas capacitadas.
Muitas empresas possuem suas próprias universidades corporativas para qualificar seu quadro de profissionais, pois em muitos casos não existe no mercado o profissional que ela necessita.
As empresas que não se adaptam as mudanças, não conseguem sobreviver por muito tempo.
O capital financeiro é importante, mas o capital intelectual é fundamental para o sucesso da empresa.