O coronavírus é uma ameaça à população mundial e à economia

O Coronavírus

Um vírus surgiu em determinado país e rapidamente a notícia se espalhou deixando toda a população mundial alarmada. Isso porque nos dias atuais a notícia chega rápido a todos os cantos do planeta, mas da mesma forma o vírus também pode chegar. Esse é um dos problemas da globalização e da evolução dos meios de transporte.

Há cem anos as notícias demoravam muito para chegarem a outros continentes. As viagens aéreas em grande escala era coisa que não existia, a aviação civil estava apenas engatinhando. O transporte por navios era a moda e as viagens costumavam demorar muitos e muitos dias. Se a tripulação fosse atingida por uma doença contagiosa e mortal, todos poderiam morrer antes mesmo de chegarem ao destino final. Hoje entramos em um avião e horas depois estamos em outro continente.

Uma única pessoa contaminada é capaz de carregar um vírus e espalhá-lo para muitas pessoas. É assim que estão ocorrendo a maioria das contaminações por Coronavírus (Covid-19) no mundo. As pessoas viajam o tempo todo, seja a trabalho, estudo ou fazendo turismo. É praticamente impossível impedir que isso aconteça. Viagens a passeio podem ser canceladas, mas grande parte é relativa a negócios, não podem ser adiadas.

Mesmo assim grandes eventos ao redor do mundo já foram adiados ou cancelados em virtude da ameaça do Coronavírus. O resultado é um prejuízo incalculável para a economia de diversos países. Alguns países até mesmo já temem a falta de matéria prima, pois dependem em grande parte da matéria-prima com origem da China, o país onde tudo começou.

Se por um lado a globalização aumenta as chances de uma pandemia mundial, por outro lado a eficiência dos sistemas de vigilância de saúde foram capazes de alertar todos os países a fim de reduzir essa possibilidade. Quando uma nova doença surge em determinado país, em poucas horas a notícia já se espalha pelo mundo inteiro. Diferente do que aconteceu com a gripe espanhola que causou milhões de mortes num mundo onde não tínhamos essa agilidade na comunicação e nem remédios que eram capazes de curar a doença.

Mesmo se a doença for controlada em breve, ainda assim seus efeitos na economia mundial poderão ser sentidos por um bom tempo. Quanto a isso, nada pode ser feito, só resta torcer para que tudo volte ao normal o mais rápido possível.

Sharing is caring!

(Visited 160 times, 1 visits today)