Numerar páginas no Word é uma tarefa muito simples, apenas alguns cliques e o seu trabalho está pronto. No entanto, isso se torna um pouco mais difícil se você não tem a intenção de numerar todas as páginas do documento, como acontece em trabalhos de conclusão de cursos, livros e outras coisas do tipo que não possuem numerações em todas as suas páginas.

Vamos ver a seguir a maneira fácil de fazer isso.

Vá até o final da página anterior de onde você quer que a numeração se inicie, conforme vemos o cursor na imagem a seguir. Depois no menu clique em Quebras e em seguida em Próxima página conforme as indicações.

Depois de fazer isso vá para a página seguinte que é aquela que será numerada. Posicione o mouse sobre o cabeçalho e dê dois cliques ativando as ferramentas de Cabeçalho e rodapé. Clique na opção Vincular ao anterior desmarcando a função, assim o cabeçalho dessa página será desvinculado do anterior não mostrando a numeração. Se pretende numerar de maneira diferente em páginas pares e ímpares, aproveite para marcar essa opção conforme vemos na imagem.

Ainda com o cabeçalho selecionado clique em Numerar páginas, depois escolha onde quer que os números apareçam, início ou fim da página conforme as indicações. Pode ser direita e esquerda, para isso é preciso fazer isso nas duas páginas, na atual e na próxima para colocar numerações em ambos os lados.

Fazendo isso as numerações ficarão alternadas nas páginas. Se você não marcou a opção Diferente em páginas pares e ímpares, então isso não é necessário.

Para escolher em qual número começa a numeração, ainda com o cabeçalho aberto clique em Numero de página, Formatar números de página conforme a seguir.

Então escolha na opção Iniciar em e coloque o número desejado e dê OK.

O procedimento é o mesmo se você pretende colocar a numeração das páginas no rodapé, basta selecionar o rodapé na hora de fazer todo o processo. Essa opção Diferente em páginas pares e ímpares também serve para colocar o nome de autor em uma página e o título do livro na outra, assim como vemos na maioria dos livros publicados por editoras.

Se quiser aprender mais adquira o e-book na Amazon: Microsoft Word 2013

Sharing is caring!

(Visited 16 times, 1 visits today)