A reforma da previdência vai impedir que muitas pessoas tenham acesso à aposentadoria

Reforma da previdência

Acreditar que a Reforma da Previdência será boa para os trabalhadores em geral é o mesmo que acreditar em Papai Noel ou em contos de fadas.

A Reforma da Previdência tem como único objetivo reduzir o déficit que dizem existir no INSS, para que futuramente as pessoas continuem conseguindo se aposentar e que o sistema não entre em colapso.

Não existe como fazer redução de despesas sem tirar direitos dos trabalhadores. Com a nova lei, homens só conseguirão se aposentar aos 65 anos e mulheres aos 62 anos depois que encerrar o período de transição. Anteriormente à lei, havia a possibilidade de se aposentar através do tempo de contribuição. Um homem de 55 anos de idade e 35 anos de contribuição poderia se aposentar, coisa que não será mais possível. Este mesmo homem agora terá que trabalhar ou esperar mais dez anos para conseguir o benefício, pois é necessário ter ao menos 20 anos de contribuição, algo que ele já possui.

Com a nova lei, mais pessoas irão morrer antes mesmo de conseguirem ter a idade para receber o benefício e quem sobreviver terá que contribuir por muito mais tempo. A conta é simples, redução de despesas no INSS = menos pessoas tendo acesso aos benefícios.

Mas também existe uma verdade nisso tudo, as pessoas estão vivendo por mais tempo, ou seja, muitos estão chegando aos 70, 75, 80 anos e ficam mais tempo recebendo o benefício do INSS. Logo, cada vez mais é necessário ter gente nova contribuindo para a manutenção do benefício deles.

A questão é se isso vai trazer resultados satisfatórios a longo prazo, é preciso aumentar o número de trabalhadores que contribuem com o INSS, se o emprego informal aumentar, não teremos aumento de receita, apesar de que os gastos do INSS continuarão a aumentar.

Sharing is caring!

(Visited 18 times, 1 visits today)