O prazo para a entrega das declarações de imposto de renda terminou no dia 30/04/19. Mas nem por isso você está desobrigado a fazer a sua declaração de IR 2019.

declaração de ir 2019

Quem não fez a declaração no prazo correto deve preenchê-la a parti de hoje 02/05 utilizando o mesmo programa da receita federal. A recomendação é que seja feito o mais rápido possível, pois quanto mais atrasada for entregue, maior será a multa aplicada à sua declaração.

Quanto é a multa?

O valor da multa é R$ 165,74, mas este valor pode chegar até um limite máximo de 20% do imposto devido. O detalhe é que você pagará a multa de qualquer maneira, não importa de sem imposto à pagar ou restituição à receber. A multa será aplicada nas duas ocasiões.

Todos os contribuintes tiveram dois meses para entregarem suas declarações, portanto, não foi por falta de tempo que deixaram de fazê-la. Quem atrasa a entrega da declaração não tem nenhum benefício com isso. Muito pelo contrário, só terá prejuízos. Vai ter que pagar além daquilo que já pagaria, ou vai receber uma menor restituição em função das multas aplicadas.

Mas se eu deixar de fazer a declaração?

Esta é uma opção, mas se os seus ganhos no ano de 2018 se enquadram na situação de obrigatoriedade de entrega de declaração, certamente que a Receita Federal vai cruzar os dados e seu CPF ficará em situação irregular e você será impedido de fazer um monte de coisas.

Em resumo, não existe qualquer vantagem em tentar burlar o sistema, ou para quem atrasou a entrega da declaração de IR 2019. Outro ponto importante, se você tem restituição à receber, quanto mais demora para entregar a declaração, mais demorada será a restituição dos valores a que tem direito. Portanto, não perca tempo e faça a declaração o mais rápido possível.

Sharing is caring!

(Visited 67 times, 1 visits today)