Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, mas é exatamente isso que acontece na maioria das vezes.

Você julga um livro pela capa?

As pessoas avaliam um livro simplesmente pela imagem da capa e dizem se ele é bom ou ruim. Se a capa é atraente e bonita tem muito mais chance de alguém comprar aquele livro. Se a capa não chama a atenção ou foi mal elaborada, o livro tem grandes chances de não atrair a curiosidade do leitor e ficar juntando poeira nas estantes da livrarias.

Mas é correto julgar um livro apenas pela capa, sem dar uma lida ao menos na sinopse para saber do que se trata a história?  Confesso que muitas vezes já me senti atraído pela capa de certos livros, esse foi um dos motivos que me levou a concluir a compra. No entanto, antes de concluir a compra eu sempre faça a leitura das informações que estão disponíveis na contracapa. Afinal, se eu não conheço a história uma simples capa não deve influenciar na minha decisão de compra, mas sim o conteúdo do livro em si.

Logicamente quando julgamos um livro apenas pela capa corremos o risco de comprar um livro apenas por comprar. Talvez o conteúdo não seja do seu gosto. Do contrário, quando deixamos de comprar um livro apenas por causa da capa que não chamou nossa atenção também corremos um grande risco. O risco de deixar de conhecer histórias maravilhosas por trás de uma capa pouco atraente.

Shakespeare não deixará de ser maravilhoso apenas por causa de uma edição feia com capa pouco atraente, nem será mais agraciado apenas por causa de uma capa maravilhosa. O que realmente importa é o seu conteúdo.

Já imaginou antigamente quando os livros eram produzidos com poucos recursos técnicos? As capas não eram atraentes, elas serviam basicamente para proteger os livros. Mas o conteúdo era o que realmente importava.

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas cada vez mais se deixam levar pelas aparências, julgam algo sem conhecer. Dizem se algo é bom ou ruim sem realmente conhecer. Portanto, mesmo que você não concorde que um livro não deve ser julgado pela capa, mesmo assim precisa produzir algo atraente que chame a atenção do leitor. Caso contrário suas chances de sucesso são bem menores. Infelizmente essa é a realidade.