Para um aumento de produtividade é preciso agir de maneira inteligente, não necessariamente de forma mais pesada e exaustiva. Alcançar os objetivos diários dentro dos prazos estipulados já é difícil, e pode se tornar impossível quando é adquirido maus hábitos que atrapalham diretamente a produtividade.

businesswoman-2253616_960_720

O nível de produtividade está diretamente ligado aos hábitos que são cultivados diariamente. Desde as tarefas mais simples às mais complexas são afetadas pela falta de foco e concentração. Por isso é importante saber quais são os maus hábitos e como os barrar para aumentar a produtividade, seja no trabalho ou nos estudos.

É natural a pessoa ter uma queda na produtividade depois de fazer a mesma tarefa durante 90 a 120 minutos, isso porque afeta diretamente o ciclo ultradiano, que faz com que o corpo saia do estado de alerta e fique sonolento. O ideal nessa situação é fazer uma pausa e recarregar as energias, até porque é impossível combater o cansaço mental trabalhando ainda mais.

As redes sociais são importantes nos dias atuais, mas também podem ser um risco para a produtividade. Isso porque, checar a cada minuto causa uma distração e perda minutos ou até horas preciosas do dia. Não é preciso ser radical e não olhar, mas tente checar somente uma ou duas vezes ao dia, dessa forma a produtividade vai aumentar, e assim entregar todas as tarefas no prazo.

O email também pode ser um problema, muita gente gasta tempo checando a conta a cada minuto, e isso também retarda a produtividade. Separe três momentos do dia para verificar a caixa de entrada e só acesse nos horários determinados. Há não ser que esteja esperando uma mensagem importante.

Evite deixar de fazer suas coisas para resolver problemas de outras pessoas, isso compromete a produtividade. Priorize suas tarefas e saiba a hora que pode ou não ajudar outra pessoa. O planejamento diário é essencial para uma boa produtividade, e lembre-se que nada é perfeito e que às vezes nem tudo sai como planejado.

Atualmente as pessoas acabam fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, o conhecido multitarefas. Essa cultura não é muito eficiente, pois a maioria das pessoas que fazem diversas coisas ao mesmo tempo pode acabar não se saindo muito bem em nenhuma delas. A dica é concentrar-se em apenas uma e automaticamente aumentar a produtividade.

Escrito por: Jacqueline Gonçalo

(Visited 35 times, 1 visits today)