O meio corporativo é feito de regras e sem espaço para erros. O mercado competitivo exige que os empresários nunca se acomodem com suas estratégias, ficando sempre atentos no que pode ser mudado para que a empresa se saia melhor.

gestão financeira

Segundo um levantamento do Conta Azul, as áreas em que os empreendedores sentem mais dificuldade são:

  • Falta de tempo para realizar a gestão

  • Controlar as finanças da empresa

  • Projeção do futuro do negócio

E quando se fala em gestão financeira, todo cuidado é pouco. Uma pequena falha pode trazer graves consequências para o negócio. Nesse post nós vamos te mostrar quais os principais erros de gestão financeira que podem estar atrapalhando o crescimento do seu empreendimento.

Falta de controle dos registros

É muito comum que uma empresa não tenha um controle rigoroso das entradas e saídas de recursos. Mas é preciso registrar tudo! Inclusive valores pequenos, como compra de materiais, que olhando de forma individual parecem não ter um valor tão insignificante. Porém, todas as despesas impactam no resultado e podem comprometer o planejamento financeiro.

Sabendo de onde vem e para onde vai todo o dinheiro da empresa fica mais fácil de fazer cortes ou substituições nos gastos, e dá ao gestor uma maior compreensão da receita do negócio. Portanto é extremamente importante que além de manter um registro você tenha um sistema onde anotar esses números.

Não usar ferramentas financeiras

Aliada a essa falta de registros vem a não utilização das ferramentas financeiras. Como por exemplo, se você não conhece o fluxo de caixa torna-se impossível determinar a entrada e saída de recursos, bem como os valores disponíveis em determinados períodos. É preciso que essas e outras ferramentas sejam incluídas no dia a dia da empresa, de forma que ajudem os gestores na tomada de decisão.

Acompanhe os índices

O monitoramento das finanças é indispensável para uma gestão financeira eficiente. Essa ação auxilia, também, na tomada de decisão dentro da empresa. Os indicativos de desempenho são como um termômetro da saúde financeira do empreendimento e devem ser rigorosamente acompanhados sempre. Ou detalhe importante, é que se o gestor acompanha esses índices, é mais fácil fazer projeções financeiras. Novamente citamos aqui o fluxo de caixa, essa projeção é uma das principais. Projeções de dívidas e investimento também são indispensáveis.

Criar uma cultura organizacional

Aliada a todos esses aspectos que já citamos está o aspecto organizacional. É importante que todos os funcionários da empresa saibam qual o seu papel e o quão importante é o registro de todas as operações realizadas. A prestação de contas deve ser algo natural dentro do ambiente corporativo.

Post escrito por: Jacqueline Gonçalo

Sharing is caring!

(Visited 79 times, 1 visits today)