A estrutura organizacional de uma empresa é complexa  aos olhos dos leigos,existem  setores que  se complementam , entretanto com funções diferentes. É o caso do departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, cada vez mais as empresas enxergam seus colaboradores como peças essenciais para o sucesso.

staff-2473866_1920

Esses dois setores ganharam força de modo que as empresas foram se desenvolvendo junto com seus colaboradores.Conheça mais sobre esses setores fundamentais para uma empresa:

Gestão de pessoas  – é o conjunto de estratégias aplicadas por empresas para desenvolver seu capital humano. Esta prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos.

Neste campo, as habilidades humanas assumem importância principal para o  gestor. Não se trata apenas de deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados, mas sim desenvolver estratégias de trabalho que agregue o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.

Ela está elencada em 5 modelos essenciais: Motivação, treinamento, conhecimento e competências , trabalho em equipe e processos de comunicação.

O sistema de Gestão de Pessoas consiste em fornecer a empresa  mão de obra qualificada. E tem como finalidade o recrutamento e seleção de pessoas. Muitos são os desafios para o gestor, porém, com o uso das estratégias adequadas, o gestor encontra o profissional ideal.

O objetivo final é de alinhar empresa e funcionário as políticas e missão do empreendimento.As áreas administrativas dentro de uma empresa são divididas em:

– Recursos Humanos – As ações deste departamento  são exercidas desde a atração dos melhores profissionais, no qual, incluem seu desenvolvimento, retenção e motivação para desempenhar suas funções.

O profissional de Recursos Humanos dentro de uma empresa oferece à capacitação dos seus membros para desempenharem corretamente as suas atividades e se manterem atualizados com as novidades do mercado.

Muitas empresas criam um setor de recursos humanos ou contratam um consultor para fazer este trabalho junto com seus colaboradores.É responsável também na organização e distribuição dos cargos, funções e remunerações.

– O Departamento Pessoal  –  em síntese executa os trabalhos burocráticos da empresa,vale destacar este terceiro setor.Não menos importante para a estrutura organizacional de uma corporação,  fica responsável pela parte burocrática da empresa.

Nele executa-se a administração da mão de obra, tais como : freqüência, arquivar documentos , gerenciar as normas trabalhistas , contratação e demissão, pagamentos de 13º , férias , licença maternidade, registro de carteira, vale transporte e alimentação, cálculos do FGTS e INSS e outras atribuições.

Está presente em praticamente todas as empresas, sempre agregada à parte administrativa.

As áreas administrativas funcionam como um coração da empresa, é nestes setores que vão organizar e dividir de maneira equilibrada todas as funções do topo até a base da pirâmide organizacional.

Estes três setores agregam valores ao processo organizacional da sua empresa, se todos eles estiverem em sintonia, o foco e as metas serão facilmente alcançados no seu empreendimento.

Sharing is caring!

(Visited 101 times, 1 visits today)