Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que por dois anos seguidos o Brasil fecha mais empresas do que abre. A pesquisa revela que em 2015, 708,6 mil empresas foram abertas é 713,6 mil fechadas no país. A falência se dá por vários fatores como falta de clientes, valores altos dos impostos, pouco lucro, falta de planejamento e consultoria empresarial, e vários outros problemas.

consultoria empresarial

Um empreendedor deve ter em mente que o negócio pode ou não dar certo e isso depende de muitos fatores, porém, é possível diminuir a probabilidade de falência. Para sobreviver aos primeiros anos no mercado e obter sucesso é preciso ter um bom plano de negócio e uma consultoria empresarial capacitada. Mas muitos empresários não saber ao certo quais os erros podem ser cometidos e como evitá-los.

O planejamento também deve ser feito à longo prazo, pois os empreendedores devem saber lidar com projetos longos e conciliar as metas concretas de curto prazo. Uma empresa deve ser pensada em todos os sentidos. Antes de abrir oficialmente uma empresa, o empreendedor passa meses planejando seu negócio e esse período é importante para que tudo saia corretamente, ou não.

Nesse processo o produto a ser vendido deve ser pensado, ele deve ter um diferencial no mercado, mas tudo deve ser feito na medida certa e deve-se ter em mente que não existe um produto perfeito. Existem muitos consumidores e cada um busca algo de sua necessidade, nesse sentido também é importante focar no público alvo. Conhecer o mercado é importante e assim escolher bem o segmento que pretende atuar.

Muitos donos de empresas não tem um controle financeiro é desconhece os conceitos de finanças para tocar seu negócio. Controle financeiro não é somente saber o fluxo de caixa é os gastos fixos, vai além disso, deve constar o que se pretende alcançar em questões de números, o que já foi produzido, um balanço patrimonial e um orçamento anual.

O otimismo deve ser na medida certa, é importante acreditar na ideia e se arriscar para a abertura de uma empresa, porém não se pode perder o senso da realidade. Por isso voltamos a falar do planejamento, ele é imprescindível para  ter um auto-domínio do negócio é evitar que a falência chegue.

Nunca misture a vida pessoal com a vida profissional, principalmente quando se trata das finanças. Muitos consultores empresariais orientam o empresário a ter um pró-labore, que serve para utilizar retiradas para pagar as contas pessoais dentro do regime tributário de lucro real. Não existe uma fórmula pronta para evitar a falência, mas muitos passos podem ser dados para que o sucesso permaneça e a empresa ganhe destaque no mercado.

Escrito por: Jacqueline Gonçalo

Sharing is caring!

(Visited 33 times, 1 visits today)

Related Post

Empresas que investem na qualidade de vida dos fun... Uma empresa gera boa produtividade devido aos seus colaboradores, logo, para que isso ocorra é preciso que os funcionários se sintam bem onde trabalha...
Por que sua empresa precisa de um endereço de pres... Em São Paulo, os preços de aluguéis de endereços reconhecidos subiram, entre 2008 e 2011 em regiões financeiras importantes de sua capital. O aluguel ...
Você está satisfeito com seu emprego? Emprego certo Muitas pessoas certamente estão insatisfeitas com seus empregos. Outras gostam do que fazem, mas acreditam que a remuneração não é a...