O mercado de logística tem crescido cada vez mais com o passar do tempo, com grande importância para o setor de negócios e distribuição. Através de uma gestão estratégica de suprimentos e qualidade, a área lucra através do transporte, armazenagem e entrega. Porém, uma má comunicação na área, por mais positiva que seja, pode levar a erros de execução, falhas de processos e aumento de custos desnecessários.

pasted image 0

Uma empresa de logística trabalha com armazenagem, movimentação, estoque e outras funções próprias, desenvolvidas ao longo do dia de serviço. Porém, apenas executar os serviços de forma individual não é o suficiente para uma produção de sucesso. É preciso aliar o trabalho de cada um, como um emaranhado de teias que se relacionam. Como fazer isso? É simples, com a comunicação.

A comunicação vem do latim “communicare”, que significa “pôr em comum”, “entrar em relação com”. Ou seja, transmitindo e recebendo informações, assim a comunicação é realizada.

        Ampliar o diálogo e o bom relacionamento é fundamental para o andamento da logística de um setor, seja no armazém ou na empresa. Para o trabalho ser feito da melhor forma possível para gerar lucros e otimizar as potencialidades do negócio, é preciso investir na capacidade de se comunicar. De que forma isso pode acontecer, afinal?

        Antes de tudo, o foco principal, assim como a missão e a visão da empresa são ideais que precisam ser transmitidos a todos os funcionários. A cultura organizacional e essas informações precisam estar disponíveis para todos, independentemente da função executada. Isto estabelece, desta forma, uma comunicação interna inicial, através da reflexão e desenvolvimento de valores e normas empresariais.

O diálogo dentro do cotidiano é fundamental para o bom desempenho das funções de cada funcionário. Pequenas reuniões diárias, seja no início ou final do expediente, podem auxiliar a troca de experiências e ideias.

Monitorar o andamento das atividades a fim de que todos saibam como anda o progresso geral também é uma importante atividade para melhorar a comunicação organizacional. Este tipo de diálogo evita processos desnecessários e até mesmo excedentes, que geram desperdício dentro de uma empresa.

É importante até mesmo a comunicação pessoal, tão importante para um bom relacionamento. Saber se posicionar como gestor e funcionário é fundamental para uma boa estratégia de organização dentro da empresa e em coletivo. Uma comunicação direta e honesta permite expressar mensagens de forma clara e assertiva, evitando más situações interpessoais dentro da empresa.

Cursos de logística vão auxiliar na melhor elaboração e compreensão destas etapas, permitindo um maior dinamismo entre os funcionários e sobre o serviço de forma geral. Afinal de contas, quanto mais otimizadas as funções, melhor a produção. A capacitação da comunicação na logística de um ramo permite um desenvolvimento autônomo dos funcionários, trazendo consigo uma característica proativa e um senso de coletividade.

A comunicação traz consigo, desta forma, não apenas uma melhora nas relações interpessoais, como evita desperdícios e problemas dentro do dia-a-dia da empresa, que gera gastos de despesa e tempo. Investir na comunicação na logística traz diversas vantagens e auxilia a manter funcionários bem preparados e dispostos a lidar com os problemas que surgirem.

Escrito por: Jacqueline Gonçalo

Sharing is caring!

(Visited 308 times, 1 visits today)