Muitas pessoas sonham em ter a casa própria antes dos 30 anos, saiba que realizá-lo é possível

A maioria da população sonha em ter a casa própria e sair do aluguel, e hoje existem várias formas de investir em um imóvel, mas para que esse objetivo seja alcançado é preciso planejamento e organização financeira, assim será possível adquiri-lo até mesmo antes dos 30 anos. E essa é a fase da vida que vale mais a pena fazer esse investimento, pois as vezes um financiamento dura longos anos.

corretores-636x310

É importante aproveitar os vinte e poucos anos da melhor forma, e se planejar para ter um imóvel próprio é uma delas, pois normalmente é o momento da inserção no mercado de trabalho e ainda não há muitos gastos porque muitos ainda vivem com os pais e não constituiu família. Porém, o  lado ruim é que muitos jovens não tem uma grande poupança para dar a entrada no investimento e o salário deve ser de um valor razoável com um emprego seguro, para que possa financiar.

E justamente o benefício ao fazer essa aquisição ainda jovem é o financiamento, uma pessoa que assina um contrato pode financiar em até 35 anos, quanto antes começar, maior será o aproveitamento depois da quitação. O planejamento financeiro deve ser bem claro e seguido à risca, para que as prestações caibam no orçamento. O financiamento pode comprometer até 30% da renda na prestação, mas os cálculos devem ser feitos para que sobre dinheiro e não comprometa o salário todo.

Alguns cuidados devem ser tomados quando a decisão de comprar um imóvel está certa, como investir em algo que caiba no orçamento e saber que muita coisa pode mudar ao longo do processo. O outro lado de ser jovem é a constante mudança e novas oportunidades, principalmente as profissionais. Por isso é melhor pensar em um imóvel mais em conta, bem localizado e que possa se tornar uma renda futura, caso a vida tome outros rumos.

Os imóveis valorizam com o passar dos anos, e isso também deve ser levado em conta, portanto a compra de uma casa ou apartamento simples pode ser uma grande aquisição pensando no futuro. E se a escolha for por um imóvel na planta, é imprescindível que haja muita pesquisa sobre as construtoras e se certificar da veracidade do projeto.

Há diversas opções no mercado, muitos deles em condomínios fechados que são completos, mas é importante contabilizar e planejar as intermediárias e chaves. Os valores mudam durante o tempo de financiamento e isso pode impactar na organização financeira, por isso saiba se terá condições reais e uma reserva até a quitação.

Uma boa forma de saber se está pronto e capacitado para adquirir o primeiro imóvel por um financiamento é poupar todo mês o valor que pretende pagar de prestação, faça isso durante três meses. Se houver dificuldade para guardar a quantia é porque o valor vai pesar no orçamento e então o imóvel deve ser mais barato, ou então o prazo de pagamento deverá ser maior.

Hoje no mercado local existem diversas opções de casas à venda, apartamentos, em bairros ou condomínios fechados. Os valores são variados e se encaixa com a necessidade de cada investidor, basta fazer uma boa pesquisa e contactar uma boa imobiliária.

Escrito por: Jacqueline Gonçalo

 

Sharing is caring!

(Visited 126 times, 1 visits today)