A motivação no ambiente de trabalho, que por vários fatores pode se mostrar desgastante, precisa ser uma constante, e muitas empresas acreditam que apenas a alta remuneração é suficiente para manter os funcionários sempre motivados. Porém, quem conhece gestão de pessoas a fundo sabe: somente isso não pode ser suficiente a longo e médio prazo.

remuneração e motivação

Mesmo que com a recompensa financeira haja melhoria comportamental e profissional, esta mudança pode ser passageira devido ao fato de que o estímulo precisa ser repetido para que a motivação seja mantida, ou seja, será necessário mais dinheiro. Para não cair nesse “loop” errôneo, as empresas precisam oferecer oportunidades de crescimento que permitam a conciliação entre vida pessoal e profissional dos funcionários, além de fatores que vão além do aumento salarial.

Em muitos departamentos de RH, a questão da remuneração é apenas um elemento. O que os empregados buscam é um lugar em que eles sintam que há uma razão para que eles trabalhem ali e entendam sua real importância na complexa engrenagem dos negócios. Seria muito mais fácil para a área de recursos humanos se a imagem de bom lugar de trabalho fosse aquele que oferecesse rios de dinheiro. Nesse caso, era só desenhar um pacote de remuneração mais atraente. Porém, a questão vai além disso.

Como motivar uma equipe?

Para atingir um elevado grau de satisfação do time, é preciso ir além das ferramentas básicas e dos velhos conceitos de motivação. Motivar colaboradores é uma atividade diária que requer habilidades de um profissional capacitado em gerir equipes. O colaborador deve ser tratado de maneira individual, pois cada um tem talentos, anseios e expectativas perante a carreira e a vida pessoal. É importante que eles saibam dos resultados de suas ações, sendo positivas ou não. O feedback é essencial para desenvolver a equipe. E, quando possível, faça elogios publicamente, pois isso estimula os profissionais a buscarem sempre bons resultados. Além disso, cada colaborador deve sentir-se parte importante para a empresa em que trabalha. Envolva-os nos projetos, defina o que e como cada um pode contribuir. Tudo isso são elementos que podem ajudar, e muito, em uma motivação de qualidade.

Escrito por: Jacqueline Gonçales

Sharing is caring!

(Visited 107 times, 1 visits today)