O prazo para declarar o imposto de renda 2017 termina no dia 28/04/2017, se você precisa fazer a declaração não deixa para a última hora.

Imposto de Renda: bom ou ruim?

Faça a declaração com calma, se fizer as pressas a chance de cometer algum erro é maior e a sua declaração pode ficar presa na malha fina, por outro lado problemas com lentidão de internet ou outros imprevistos de última hora podem lhe impedir de entregar a declaração dentro do prazo. Se isso acontecer você poderá enviar a declaração normalmente, mas obrigatoriamente terá que pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74.

Outro fator importante é que aqueles que tem algum valor para ser restituído recebem o dinheiro por ordem de entrega da declaração, quem entregou primeiro recebe primeiro e quem deixou para a última hora só receberá nos últimos lotes no final do ano. Se você ficar na malha fina talvez ainda tenha mais transtornos, além de demorar mais para receber.

Então a dica é a seguinte:

  • nunca deixe para a última hora, principalmente se você acredita que tem algum valor para ser restituído;
  • se você tem dúvidas quanto ao modo de declarar os valores então é melhor pagar um contador para fazer o serviço, melhor do que fazer errado e ter transtornos posteriormente;
  • não tente forjar documentos e notas falsas para conseguir uma restituição maior;
  • antes do início da entrega da declaração ser liberada faça a organização de toda a documentação necessária, pois todos os documentos necessários foram gerados no ano anterior, com exceção do comprovante de rendimentos bancários que é liberado apenas no ano vigente.

Muita coisa pode não ser mais de utilidade alguma neste ano, mas poderá ser aplicada nas suas próximas declarações, então siga dicas simples e entregue sua declaração sem problemas e receba a restituição nos primeiros lotes da Receita Federal. Afinal, você não tem escolha, se você recebeu valores superiores a R$ 28.559,70 em 2016 então é obrigado a declarar e mesmo se recebeu menos e ficou com algum valor retido é preciso declarar para conseguir a restituição.

Sharing is caring!

(Visited 143 times, 1 visits today)