O que você vai fazer com o FGTS inativo?

Todos os trabalhadores com contas inativas do FGTS poderão sacar o dinheiro que está em contas inativas, independente da forma como foi demitido ou quando isso aconteceu. Para isso basta que a conta do FGTS não tenha recebido depósitos em dezembro de 2015.

bannerheader_fgts

Basta acompanhar o calendário de pagamentos e verificar se você tem algum saldo para receber. Consulte aqui: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx

Essa é uma medida do Governo que visa aquecer a economia brasileira, diferente do Governo anterior que reduziu impostos e incentivou o consumo de produtos aumentando a produção e aquecendo a economia que agora está saturada e com vendas em baixa, pois a população está endividada ainda pagando parcelas de seus veículos novos e também não precisa mais de uma geladeira ou máquina de lavar nova. Com o dinheiro do FGTS a população poderá desafogar um pouco das dívidas e quem sabe ainda comprar alguma coisa aquecendo o consumo.

O grande problema é que o país ainda vive com uma crise de desemprego e o FGTS é um dinheiro para ser usado justamente nessa ocasião. Pela legislação vigente você só recebe o dinheiro se for demitido por justa causa, se ficar três anos sem carteira assinada, se tiver alguma doença grave ou ainda se for utilizar para a compra de um imóvel. Aí é que entra o grande problema.

Se você está empregado certamente que não terá receio em utilizar esse dinheiro da maneira que bem quiser, mas e se você estiver desempregado?

Esse dinheiro pode ser a salvação de muitos desempregados que não poderão utilizar esse recurso a torto e direito, pois não sabem se terão um emprego formal ainda neste ano.

A tentativa do Governo é boa, mas o trabalhador precisa tomar cuidado para não cair em uma cilada ficando desempregado e sem nenhum dinheiro para receber futuramente.

Sharing is caring!

(Visited 65 times, 1 visits today)