O dia tem 24 horas e mesmo assim é comum ouvir as pessoas dizerem que não tem tempo para nada.

Isso se deve em parte porque assumimos mais compromissos do que gostaríamos e isso acaba tomando mais tempo em nossa vida prejudicando o relacionamento familiar, social e causando estresse. O resultado é que acabamos ficando doentes e dificilmente conseguimos honrar todos os compromissos de maneira satisfatória.

O que devemos fazer é controlar melhor o nosso tempo, e isso inclui tudo o que fazemos durante o dia.

controle-do-tempo-1366398590495_956x500

Isso começa com as nossas horas de sono, precisamos dormir no mínimo oito horas por dia, alguns sentem-se bem dormindo menos horas, mas isso não é muito comum. Você vai dizer que não pode perder tanto tempo assim dormindo, mas as chances de ter um enfarto se não der um descanso para o corpo são maiores. Portanto, não faça isso, pelo menos não como rotina e também não leve trabalho para casa.

Abra sua caixa de e-mail apenas uma vez ao dia e consulte seus e-mails apenas quando for extremamente necessário. Evite ler mensagens inúteis do WhatsApp. Aproveite a fila do banco ou de outro estabelecimento para fazer coisas importantes através do celular, assim você não perde  seu precioso tempo. Se realmente não tem nada para fazer aproveite esse tempo de espera para ler um livro. Faça isso também durante uma viagem de ônibus ou avião. Depois que comecei a fazer isso o número de livros que eu leio aumentou consideravelmente.

Pague suas contas através da internet ou cartão de crédito, não utilize carnês ou pague diretamente no estabelecimento, pois assim você perderá um tempo muito valioso.

Deixe ao menos um dia reservado na semana para sair com a família e tenha um tempo para dar atenção aos filhos.

Se você não tem horários definidos para o almoço procure um lugar que seja próximo do local de trabalho, isso se o deslocamento até a sua casa for inviável. Faça as contas e verifique o que é mais econômico financeiramente.

Quando estiver em casa de “bobeira” use seu tempo de maneira eficiente. Se você passa horas assistindo a novelas e filmes e diz que não tem tempo para uma boa leitura ou para o convívio social, então você está mentindo e enganando a si mesmo.

Faça uma avaliação de seu tempo e verá que na verdade ele existe sim, só é preciso saber utilizá-lo.

Sharing is caring!

(Visited 121 times, 1 visits today)