Chegou a hora de declarar o imposto de renda mais uma vez, para quem já está acostumado a fazer isso todos os anos basta baixar o programa ou atualizar o do ano passado e informar os dados, ou para aqueles que contratam um escritório de contabilidade é ainda mais fácil. Basta reunir toda a documentação necessária e deixar o resto por conta do seu contador.

No entanto, se você ainda não declarava imposto de renda nos anos anteriores pode ser que neste ano seja necessário, se os seus rendimentos foram maiores do que R$22.847,76 durante o ano de 2016 você está obrigado a fazer a declaração. Quem recebeu um valor menor está isento, mas mesmo assim existem alguns casos que mesmo sendo isento você pode ser obrigado a declarar o imposto de renda. Portanto, é melhor ter certeza disso antes de deixar de fazer a declaração.

Imposto de Renda: bom ou ruim?

Quem tem o imposto retido diretamente na fonte, ou seja, quando você recebe o salário o imposto já fica automaticamente retido quando você ultrapassa o limite mensal também precisa declarar i imposto de renda. Para saber qual foi o valor que ficou retido durante o ano a empresa precisa fornecer o Comprovante de Rendimentos, também conhecida como cédula C. Nela você encontro o total de rendimentos e também quanto foi pago de previdência durante o ano assim como o total que ficou retido no imposto de renda.

Esse valor que ficou retido é um dinheiro que você já pagou para o Governo, depois de fazer a sua declaração e apresentar todos os comprovantes de despesas com saúde, educação, etc, então você saberá se vai precisar pagar mais alguma quantia extra para o Governo. Em muitos casos você poderá reaver o dinheiro que já foi pago. Neste caso depois de concluir a declaração o resultado final vai mostrar qual é o valor que você tem a pagar ou a restituir. Se você tiver algum valor a restituir, ou seja, para receber de volta, a primeira restituição acontece sempre no mês de junho. A primeira parcela é para aposentados e na segunda em diante já começam a serem pagos os outros contribuintes.

Quanto mais cedo fazer a declaração mais cedo você pode receber a restituição e assim por diante, então se você acredita que tem algo a restituir corra e faça sua declaração nas primeiras semanas de Março.

Depois basta acompanhar no site da Receita Federal de acordo com o calendário e verificar se a sua já está liberada.Se tiver algum valor a receber o dinheiro será enviado para a conta informada no ato da restituição.

Sharing is caring!

(Visited 151 times, 1 visits today)