Recentemente o presidente eleito dos Estados Unidos anunciou a construção de um muro para fechar totalmente a fronteira entre Estados Unidos e o México.

Borderbeachtj

 

Em tempos de globalização é o mesmo que voltarmos a viver na pré-história. O muro que deve custar bilhões e bilhões de dólares promete impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. O muro finalizado incluindo a parte que já existe totalizará aproximadamente uma extensão de 3 mil quilômetros. Na prática os Estados Unidos construiriam o muro e depois o México ajudaria a pagar o gasto da obra. Provavelmente o México não aceitará essa proposta.

Já imaginou se o Brasil resolvesse construir um muro para fechar as suas fronteiras? O Brasil possui mais de 15 mil quilômetros de fronteira terrestre. Certamente que a obra nunca sairia do papel, pois uma simples rodovia que corta o país “BR 163” mesmo depois de 30 anos ainda não foi concluída. Isso sem falar no esquema de corrupção que a obra seria envolvida.

A fronteira entre Estados Unidos e México é bem menor, mas não deixa de ser algo difícil de ser vigiado.

A simples construção de um muro não impede que as pessoas usem equipamentos para conseguir pulá-lo ou até mesmo outros meios para danificar o muro e causar buracos na estrutura. Para que o muro seja eficiente precisará ser vigiado por 24 horas diariamente para sempre. Portanto, além da despesa com a construção de um muro que até hoje não foi necessário, também existirá a despesa com a sua vigilância sendo necessário milhares de homens para a tal tarefa.

Por si só o muro não resolve o problema, pois o espaço aéreo ainda estará livre e a zona costeira também. O mundo precisa de ideias para unir os povos e acabar com os conflitos, não de muros para aumentar o preconceito e a desunião entre os povos.

Sharing is caring!

(Visited 882 times, 1 visits today)