O correto seria que cada pessoa economizasse durante o ano inteiro uma quantia suficiente para pagar as dívidas de início de ano. Entre elas IPTU, IPVA, material escolar, seguro do veículo e tantas outras despesas que surgem logo no início do ano. Isso porque estas despesas são fixas, ou seja, você sabe que sempre terá despesa com IPTU se possuiu casa própria e não se esquecendo do pagamento do IPVA do seu veículo e material escolar se você tem crianças em idade escolar.

divida

Se o seu orçamento é apertado, certamente você não terá como desembolsar estes valores para quitas as dívidas de uma única vez, por isso é importante economizar durante o ano inteiro para não chegar nesta hora e entrar em desespero com tantas contas para pagar e nada de dinheiro no bolso.

Mas suponhamos que você não economizou durante o ano que passou, ainda resta outra opção. Você pode utilizar o seu décimo terceiro para pagar estas dívidas de início de ano. É um dinheiro extra que entra no final do ano e pode ajudar no seu orçamento. No entanto, se você usou todo o dinheiro para as festas de fim de ano, ou para viajar, aí não resta outra alternativa.

Você não terá o desconto para pagamento à vista do IPTU ou IPVA, não terá como economizar comprando o material escolar à vista e muitas vezes conseguindo preços melhores e o pior de tudo. Certamente você passará o ano inteiro lutando para pagar parcelado as dívidas que só conseguiu o pagamento parcelado. O resultado disso é que a expectativa de repetir o mesmo erro no ano seguinte será grande, a menos que você chegue no final do ano e resista a tentação de gastar todo o seu décimo terceiro com coisas que poderiam esperar para outro momento, ou até mesmo que são totalmente desnecessárias. Lógico que tudo isso só é útil se você estiver empregado no momento.

O sacrifício que você faz hoje pode lhe dar bons frutos no futuro. Não existe vitória sem trabalho e dedicação. Pense nisso.

 

 

Sharing is caring!

(Visited 82 times, 1 visits today)