A Amazon é famosa por oferecer a sua plataforma KDP Kindle direct publishing  de publicação para livros digitais facilitando assim a publicação de livros de maneira independente pelos autores. Através da plataforma CreateSpace também permite a publicação de livros impressos (Capa comum) sob demanda.

O grande problema é que o autor precisa acompanhar os relatórios das duas plataformas para verificar as suas vendas e no CreateSpace o processo de recebimento dos royalties não é tão simples como no KDP. Enquanto as vendas do KDP são pagas dois meses após o fechamento de determinado mês, no CreateSpace isso só acontece quando o autor atinge a cota mínima para pagamentos.

Para facilitar o trabalho dos autores ao que tudo indica a Amazon está se esforçando para unificar as duas plataformas, livros digitais e impressos no KDP. Veja no exemplo a seguir.

Note que existe a mensagem: Agora você pode publicar versões com capa comum dos seus livros pelo KDP.

KDP print da Amazon

Agora existe mais uma nova opção (Livro com capa comum) logo abaixo do item ebook Kindle. Através desta opção é possível publicar um novo livro no KDP em formato impresso. Também é possível transferir seus livros do CreateSpace, logo abaixo do livro ebook publicado você terá a opção de publicar o livro em capa comum. Clique na opção e responda se você já havia publicado seu livro anteriormente no CreateSpace. Se a sua resposta for sim será preciso fornecer o número do ISBN que você utilizou ao publicar o livro no CreateSpace. Após fazer a validação passe para a outra aba e confirme os outros dados. Verifique se a capa atende as diretrizes do KDP e se for necessário envie um novo arquivo do seu livro em formato pdf, o arquivo do livro capa comum deve ter as mesmas configurações utilizadas no CreateSpace. Após finalizar o envio dos arquivos visualize para ver se está tudo OK.

Se houver algum erro em sua capa ou em seu arquivo não será possível finalizar o envio do livro. Caso dê tudo certo passe para a próxima página e informe o preço que o seu livro será vendido. Finalize o seu processo e depois de algumas horas seu livro estará à venda.

Se você não tinha um livro publicado anteriormente no CreateSpace inicie o processo como você faz ao publicar um ebook Kindle.

Vantagens:

Controle das vendas e dos relatórios em apenas uma plataforma;

Recebimento de royalties unificado.

Desvantagens:

No KDP print beta ainda não são oferecidas as cópias para autores, provas do livro e a distribuição expandida ainda não está disponível. Obs: a Amazon diz que futuramente estes serviços serão acrescentados à plataforma.

Os livros não são impressos no Brasil, mas futuramente eu acredito que isso possa se tornar realidade.

De qualquer maneira você terá seus livros sendo vendidos pelo mundo inteiro e os leitores poderão encomendar uma cópia impressa diretamente no site na Amazon.

(Visited 158 times, 1 visits today)