Algumas pessoas tem pensamentos iguais ou até mesmo muito parecidos, mas grande parte certamente tem uma opinião diferente da sua sobre algum determinado assunto. É aqui que surgem os conflitos de ideias no ambiente de trabalho. Lógico que ninguém é obrigado a pensar igual as outras pessoas, mas é preciso chegar a um consenso para que não haja problemas de relacionamento no ambiente de trabalho.

Como lidar com as diferenças

As ordens dos superiores devem ser respeitadas sem sombra de dúvidas, dificilmente você terá possibilidade de questioná-las, mas o problema surge nos setores, departamentos e outras áreas da empresa. Em uma única empresa, dependendo de seu tamanho podemos ter pessoas seguidoras das mais diversas religiões, crenças, partidos políticos, orientação sexual, etc.

Como lidar com essas diferenças?

Se você tentar impor aquilo que você pensa como sendo a única coisa certa do mundo, você pode se tornar um chato, e além de não conseguir seu objetivo ainda vai cultivar muitas inimizades. A melhor coisa a fazer é não misturar as coisas, você está em um ambiente onde existem pessoas com muitas diferenças, então procure não falar sobre religião, política, sexualidade, etc. A menos que isso faça parte do contexto da conversa, ou ainda que alguém pergunte a respeito para você.

Não critique sem saber: é comum alguém criticar uma pessoa por causa de suas diferenças ou escolhas, mas não faça isso caso você não esteja inteirado perfeitamente do assunto. Respeite as particularidades de cada pessoa, é muito chato ser criticado por algo que você pensa ser a coisa certa. Vamos ver um exemplo claro. Constantemente ouvimos as pessoas reclamando que está de saco cheio porque fulano bebe demais, logo quando encontramos alguém que não bebe vamos elogiá-lo. Errado! Eu não bebo e muitas vezes ouvi comentários depreciativos por ter escolhido a opção de não beber. Ou seja, nunca conseguimos agradar todo mundo.

Por este motivo que é importante pensar antes de criticar, uma coisa que para você é absolutamente normal para o outro pode ser abominável. O mundo é feito de diversidades, então respeite cada pessoa com suas diferenças e assim você também será respeitado.

(Visited 77 times, 1 visits today)

Related Post