Publiquei meu livro, e agora?

Em uma rápida pesquisa na internet descobrimos que está cada vez mais fácil publicar um livro e colocá-lo à venda na internet, seja em formato e-book ou em formato impresso sob demanda.

Publiquei meu livro, e agora?

Quanto vamos gastar para fazer isso depende de quanto estamos dispostos a investir na publicação, isso inclui capa, diagramação, revisão, registro de ISBN, entre outras coisas como já expliquei em outro artigo. Quanto custa publicar um e-book?

Podemos reduzir os custos fazendo a maioria das coisas por conta própria, capa, revisão, diagramação,mas isso não é aconselhado, pois a revisão feita por outra pessoa certamente encontrará erros que passariam despercebidos aos olhos de quem escreveu, isso é apenas uma das coisas em que não é bom negócio economizar.

Mas se está cada vez mais fácil publicar um livro, por que precisa gastar dinheiro desnecessário?

Simples, está mais fácil pra você e para outros milhares de autores que se aventuram no mercado. O fato de ser fácil conseguir publicar um livro não significa que da mesma forma é fácil vendê-lo. Conseguir que seu livro se destaque entre os milhares de livros publicados não é uma tarefa fácil. Na Amazon, por exemplo, é muito fácil publicar seu livro, mas destacá-lo entre um milhão de livros que estão sendo vendidos lá certamente é muito difícil.

Dizem que muitos livros vendem apenas pela capa, concordo que uma capa bonita chama a atenção do leitor, mas se o livro não tiver um bom conteúdo você pode ser massacrado. Entre no site da Amazon e procure por alguns dos livros que fizeram sucesso nos últimos anos. Mesmo livros assim recebem críticas nas avaliações dos leitores.

Você também pode economizar em revisão, mas se sua história for boa, mas cheia de erros os leitores vão logo perceber e isso pode resultar em avaliações negativas.

A diagramação também é parte importante de um livro. Se as letras escolhidas não são fáceis de ler, ou se o texto está todo bagunçado o leitor pode se cansar com a leitura facilmente. Então antes de publicar o livro pesquise quais letras são mais fáceis de ler e adeque seu texto de maneira que fique o mais organizado possível.

Se você fez o máximo possível para tornar seu livro atraente agora é hora de vendê-lo. Como você publicou sem a ajuda de uma editora toda a divulgação é por sua conta. Então para que alguém descubra que seu livro existe é preciso criar um site ou blog para divulgá-lo, usar as redes sociais, comentar com os amigos e tudo mais que estiver ao seu alcance.

Talvez você consiga se tornar um autor famoso, mas lembre-se, o caminho a percorrer é muito difícil.

Sharing is caring!

(Visited 384 times, 1 visits today)