Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

O perfil do novo profissional

O perfil do novo profissional: saiba o que está sendo valorizado pelo mercado

Você sabe quais são os comportamentos valorizados pelas empresas atualmente? O mercado de trabalho evolui rápido e talvez você não consiga acompanhar quais são as exigências do momento.

Retração econômica. Tecnologia. Inovação. Consumidores pouco fiéis às marcas. Neste novo panorama, a necessidade das empresas é por um profissional ainda mais flexível e com mais capacidade de análise e decisão.

Neste post traçamos uma comparação entre o perfil do profissional desejado hoje pelo mercado e o trabalhador 2.0 que circulava pelas empresas até outro dia – já habituado a trabalhar em equipe e acostumado a ver a tecnologia inserida em sua rotina.

Confira na infografia a seguir, e logo abaixo explicamos melhor cada uma das características do novo profissional.

O perfil do novo profissional

COWORKING: O profissional contemporâneo não fica encerrado em salas de escritórios. Ele precisa observar o que está acontecendo em seu entorno e trocar ideias com pessoas que possam contribuir para seu trabalho. Estão na moda os espaços de coworking, que são mais amigáveis que os escritórios tradicionais e favorecem o networking. Saiba trabalhar com ruídos ao seu redor e use as “distrações” do ambiente para estimular sua criatividade.

NÔMADES DIGITAIS: Conhece essa expressão? Se refere aos profissionais que não tem residência fixa e que têm a possibilidade de trabalhar desde qualquer lugar que tenha conexão à Internet. Esta filosofia é ideal para quem trabalha, por exemplo, como blogueiro de viagem, designer, freelancer em geral ou profissionais da área de TI. Essas pessoas fazem de viajar o seu trabalho, ou conciliam seus trabalhos com conhecer o mundo!

ATITUDE: Ser proativo não significa mais que você tenha um diferencial em relação a outros profissionais. As empresas já partem do pressuposto de que você vai contribuir com novas ideias e sugestões de melhoria, e não simplesmente seguir o script sem questionar.  Atualmente, além de dar uma ideia, é preciso colocá-la em prática, acompanhar seu desenvolvimento e medir os resultados. O profissional atual tem iniciativa, atitude e trabalha com indicadores de desempenho.

CARREIRA: Sem paciência para esperar uma progressão vertical dentro do organograma de uma só empresa, o profissional vai trocando de emprego e ocupando novos cargos. A cada nova oportunidade, desenvolve novas habilidades e adquire experiência. É cada vez mais comum que o funcionário volte para a empresa inicial, porém ocupando uma posição muito mais superior, e em menos tempo do que se esperasse o curso natural das ascensões dentro da companhia.

ANÁLISE: Ter acesso à informação já não é mais um desafio. Além do Google, existem inúmeras fontes de dados brutos, como estudos, relatórios de institutos de pesquisa, ou até mesmo outro departamento que possa facilitar os números para você. A chave, agora, é analisar e interpretá-los de maneira estratégica. Traduzir esses dados em informação útil para a empresa.

PODER DE DECISÃO: Ainda é necessário ser rápido para reagir frente a situações críticas e importantes. Porém, hoje, o profissional médio tem cada vez mais capacidade para decidir sobre as tarefas que deve dar prioridade. Não é mais o chefe quem decide o que você deve fazer, quando e como. O trabalhador possui muito mais autonomia, e precisa saber responder a esta responsabilidade.

AUTO-APRENDIZAGEM: A capacitação formal – a que vem de cursos superiores ou de especialização – não é mais suficiente. O profissional é exigido a desenvolver tarefas novas a cada dia, e para isso precisa absorver novas competências. Esqueça os vários dias de treinamento, na maioria das vezes você terá que buscar fontes de consulta e aprender sozinho a desempenhar as novas atividades.

REINVENTAR-SE: Se as necessidades do consumidor mudam muito rápido, por que as empresas teriam que manter-se imutáveis? Seria um tiro no pé, não é mesmo? Portanto, com cada vez mais frequência as empresas mudam suas estratégias e até mesmo seu negócio. Além de ser flexível quanto às tarefas que é capaz de realizar, o profissional de sucesso tem que participar ativamente das transições, contribuir para novas mudanças e continuar perfeitamente integrado ao DNA da empresa.

IDIOMAS: Quem nunca colocou no currículo “conhecimento intermediário em inglês”? Pode parecer duro, mas, atualmente, isso não representa nada. Se você quer ter uma carreira de sucesso, tenha em mente que é preciso ter um domínio bastante consistente do idioma, e mais: conhecer a cultura do país, os hábitos de consumo, como as pessoas costumam fazer negócios ali, e até mesmo as datas comemorativas importantes para aquele povo.

MOBILIDADE: Você está acostumado a ter sua própria estação de trabalho, com seus arquivos gravados no “seu” computador da empresa? Esqueça isso. Utilizar serviços de armazenamento na nuvem é muito mais prático  e permite que você e seus colegas de trabalho possam  acessá-los de casa ou do celular, a qualquer momento. Aliás, acessar e-mails em qualquer hora do dia é uma característica do novo profissional.

Fonte do artigo: http://www.bebee.com/

Sharing is caring!

(Visited 2.928 times, 1 visits today)

Related Post

Usina Hidrelétrica Teles Pires: oportunidade de em... O complexo de hidrelétricas a serem construídas no Rio Teles Pires em Mato Grosso irá gerar milhares de empregos diretos e indiretos nos próximos anos...
Você Trabalha Para a Empresa ou Para Você? Todos pela empresa É preciso tomar cuidado para não confundir as coisas. Quando somos contratados para trabalhar em uma organização automaticamente c...
Qual é o seu principal objetivo na vida? Objetivos na vida Vivemos uma correria no dia-a-dia, muitos vezes não temos para nada, estamos sempre ocupados e constantemente estressados. Mas p...

1 Comment

  1. Dica muito boa. Também quero deixar uma para quem quiser estudar de graça. Acesse https://www.cursosrapidosonline.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
shares