Livro impresso ou e-book? Qual você prefere?

O livros digitais ou e-books chegaram ao mercado prometendo uma briga nas vendas com os livros impressos.

Livro impresso ou e-book

Livro

A verdade é que a modalidade antiga ainda é a preferida dos leitores, pelo menos no Brasil. O volume de vendas dos e-books ainda não ameaça a existência do livro impresso como diziam que ia acontecer.

Mas o que existe por trás dessa preferência dos leitores pelos livros impressos?

Existem algumas diferenças, vamos vê-las.

O custo de um e-book geralmente é muito inferior ao do livro impresso, existem livros com duas versões, impresso e e-book. Portanto, os leitores preferem pagar mais caro e ter o livro impresso do que apenas baixá-lo da internet por um preço bastante inferior.

A pessoa pode tocar o livro, virar as páginas, manuseá-lo durante a leitura. Com o e-book isso não é possível. No entanto, pessoas alérgicas podem dar preferência para o e-book justamente por esta característica, o livro novo possui cheiro e com o tempo pode acumular poeira e isso se torna um problema.

O cansaço durante a leitura joga contra os e-books, o tablet, notebook ou smartphone possuem luminosidade e dependendo da configuração podem cansar a vista do leitor rapidamente. Já os livros impressos geralmente possuem papel adequado para a leitura e não prejudicam a visão do leitor.

A perda de atenção pode ser um problema. Quando a pessoa esta lendo um livro impresso a distração vem do que está acontecendo ao redor do leitor. Em um tablet ou outro dispositivo existem uma infinidade de outros aplicativos ou outras atividades para fazer e isso pode tirar a atenção do leitor.

Quem comprar um e-book pode começar a lê-lo logo após a compra, no entanto, ao comprar um livro pela internet pode-se esperar vários dias até a chegada do livro para iniciar a leitura.

No livro impresso é possível fazer anotações, marcar páginas, etc. No e-book também é possível fazer marcações, mas para quem é acostumado fazer isso no papel não será a mesma coisa.

Se o leitor gosta de ostentar uma biblioteca em casa e mostrar para os amigos isso só será possível com livros impressos, afinal não é a mesma coisa manter uma biblioteca digital em seu tablet ou notebook.

Como vemos existem diferenças entre o livro impresso e o e-book que podem agradar ou desagradar o leitor e isso pode fazer toda a diferença na hora de escolher entre um livro impresso ou e-book

Veja também: Como escrever um e-book com o Word

Sharing is caring!

(Visited 521 times, 1 visits today)

Related Post

Meu primeiro romance Meu primeiro romance - Onde está você, meu amor? O principal assunto tratado aqui neste blog é sobre dicas de informática para o Word e outros pr...
E-book Microsoft Excel: um curso básico Veja aqui neste vídeo um resumo do e-book Microsoft Word: um curso básico, livro de minha autoria que está a venda no site do Clube de Autores. Nas ve...
Os livros que eu já publiquei Estes são os livros que eu já publiquei até o momento, tenho outros projetos em andamento, aguardem. Microsoft Word 2010: formatação de trabal...