A tecnologia a cada dia nos apresenta novidades que podem facilitar a nossa vida, no entanto, o mau uso pode virar um problema.

Quando a tecnologia vira um mal

Tecnologia

Redes sociais: As redes sociais conectam pessoas facilmente, qualquer um pode se cadastrar com algumas exceções de idade. No entanto, existem tantas redes sociais no mundo que é preciso de muito tempo e disposição para manter todas elas com conteúdo atualizado. Supondo que você tem três perfis já difícil de fazer isso, mas imagina que você tenha muito mais. Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram, LinkedIn, Flickr, WhatsApp, Badoo, entre outras.

A tendência é que o conteúdo postado seja o mesmo em todas elas, então qual a razão de ter tantos perfis na internet. Produzir conteúdo diferenciado para cada uma delas pode tomar todo o seu tempo.  Deixamos de dar os parabéns pessoalmente, compartilhamos um monte de coisas sem sentido, compartilhamos noticias sem conferir se realmente são verídicas e ainda temos uma infinidade de amigos que são apenas virtuais, isso porque nunca realmente nos encontramos com eles.

Dependência do celular: Hoje os Smartphones fazem o trabalho de despertador, relógio, calculadora, bloco de anotações, correio, tocador de músicas, computador entre outras coisas, e ainda fazem ligações. Quando não estamos com o smartphone na mão é como se estivéssemos completamente incapacitados. É como se uma parte das pessoas tivesse sido arrancada. Não conversamos com as pessoas, mas em compensação trocamos mensagens o tempo todo mesmo estando muitas vezes no mesmo local.

Internet: Qualquer coisa, ou praticamente tudo o que pesquisamos encontraremos na internet. Isso nos deixa muito dependentes, sempre que buscamos alguma informação recorremos à internet. Porém, nem tudo está disponível na internet, isso sem falar que em algumas ocasiões podemos ficar sem o acesso. Ou por problemas de conexão, ou simplesmente por estarmos em um local sem cobertura.

O Google nos socorre o tempo todo, mas esquecemos que aquilo que está na internet é conteúdo que foi produzido por pessoas iguais a nós, algumas com maior conhecimento, outras nem tanto. Muita coisa útil pode ser encontrada na internet, mas precisamos discernir o útil do inútil. Os livros impressos muitas vezes ficam de lado e quando somos obrigados a consultá-los muitas vezes evitamos por preguiça, afinal o copiar e colar é muito mais fácil e rápido que virou uma mania. Além disso, quase sempre esquecemos que aquilo foi feito por alguém e esquecemos de citá-los em nossos trabalhos.

Sharing is caring!

(Visited 188 times, 1 visits today)