A assiduidade e pontualidade no trabalho são duas coisas que o setor de RH verifica ao avaliar seus funcionários.

Assiduidade e pontualidade no trabalho

Pontualidade no trabalho

As empresas contratam pessoas porque precisam delas para o seu funcionamento, então sempre que um de seus funcionários falta ao trabalho isso gera algum transtorno. Em uma indústria um setor de produção pode ficar parado ocasionando prejuízos. Em um comércio as vendas podem ser prejudicadas pela falta do vendedor, em uma oficina a falta de um mecânico pode deixar vários veículos sem o conserto. Estes são apenas um exemplo de prejuízos para a empresa. A penalidade para o trabalhador é o desconto do salário do dia em que o mesmo faltou ao trabalho sem justificativa. Ou seja, as faltas não amparadas pela lei, como a falta para tratar de assuntos particulares, ou por abusos durante o fim de semana, geralmente com bebidas.

A constante falta de assiduidade pode ser motivo de demissão, como disse anteriormente a empresa contrata uma pessoa porque precisa do funcionário, não é apenas para fazer caridade.

Outro problema enfrentado pelas empresa é a pontualidade. Se você costuma chegar atrasado em todos os seus compromissos sociais isto não chega a ser um grande problema. Mas se você não consegue chegar no local de trabalho no horário combinado isso é um grande problema. Muitas empresas já utilizam o ponto eletrônico para o controle de frequência dos funcionários, ou seja, se você chegar atrasado todos os dias, no final da semana as horas trabalhadas serão menos do que deveriam.

Existem vários fatores que podem ocasionar o atraso, a distância da residência até o local de trabalho, o atraso do transporte, congestionamento do trânsito, etc. No entanto, a famosa desculpa “perdi a hora” já não cola mais. Hoje em dia qualquer pessoa possui celular e estes possuem despertador que funciona até mesmo quando o celular está desligado. Então é só não esquecer de colocar ele para despertar.

Outra coisa, se você mora longe do trabalho o tempo de locomoção deve ser levado em consideração. Se são necessários 30 minutos para chegar ao trabalho logicamente que você chegará atrasado saindo de casa restando apenas 20 minutos do tempo.

Chegar atraso vez ou outra é até aceitável, mas isto não pode virar uma rotina e precisa ser respeitado por todos os funcionários da empresa sem exceção.

Sharing is caring!

(Visited 12.203 times, 1 visits today)